segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lewis Hamilton laça a Vitória no GP de Austin

Por: Daniel Moraes




As atenções em Austin, nos Estados Unidos, estavam todas voltadas para a disputa do título entre o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Mas quem subiu mais alto do pódio foi o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Com isso, o campeão da temporada 2012 da Fórmula 1 será conhecido apenas no Brasil, no domingo. 

O assunto principal era o que o alemão da Red Bull precisava para garantir o tricampeonato ontem ou o que o espanhol da Ferrari tinha de fazer para se manter vivo. Mas, se a matemática de ambos falhou, Hamilton comemorou a vitória, que adiou a definição do título...

“Se não foi a melhor, foi uma das melhores corridas do ano, especialmente para mim e para o time”, disse Hamilton, que defenderá a Mercedes em 2013. Vettel, que largou em primeiro, foi ultrapassado pelo britânico na 42a volta e não se recuperou. Alonso, por sua vez, largou em sétimo – devido a uma decisão da Ferrari de mexer na caixa de marchas de Felipe Massa, causando perda de cinco posições ao brasileiro, que beneficiou o espanhol em um posto no grid –, pulou para quarto na largada, caiu para quinto acabou a prova em terceiro, se mantendo vivo na disputa. Mas a diferença de pontos em relação a Vettel aumentou de 10 para 13. Mas a vantagem segue com Vettel. Se Alonso terminar abaixo da terceira posição em Interlagos, o alemão não precisa nem pontuar. Felipe Massa terminou em quarto. Bruno Senna, da Williams, foi o 10º.

Se na disputa de pilotos Sebastian Vettel não conseguiu conquistar o troféu em Austin, a Red Bull, pelo menos, tem motivos para comemorar. A escuderia conquistou, com uma corrida de vantagem, o título do Mundial de Construtores. Com os 440 pontos, somados após o GP dos Estados Unidos, a Red Bull chegou ao tricampeonato por equipes. Segunda colocada, a Ferrari tem 367, enquanto a McLaren, terceira colocada, contabiliza 353.

O Mundial de Construtores soma os pontos dos dois pilotos de cada escuderia. O máximo de pontos por prova é 43 (25 do 1º colocado e 18 do 2º). O prêmio é estimado em R$ 200 milhões.

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