segunda-feira, 25 de junho de 2012

O peso dos desfalques de Palmeiras e Coritiba para a final

por Gabriel Gebara (@gabrielgebar)


Palmeiras e Coritiba fazem na Arena Barueri o 1º jogo da final da Copa KIA do Brasil. Para esse confronto, do dia 05/07, os times terão desfalques importantes.

Pelo lado do Coritiba, o volante Sérgio Manoel, suspenso com o 3º amarelo. Perca significativa para a montagem, além de ter encaixado no time, contra o São Paulo nas semi-finais, jogando fora de casa, Marcelo Oliveira adotou um estilo mais marcador, com 3 volantes. Gil atuou pelo lado direito, em um 4-2-3-1 torto.
Se o comandante coxa-branca quiser usar dessa mesma estratégia, além da automática entrada de Gil, acabaria entrando Junior Urso. E com isso a qualidade diminui.

Ou então, a melhor alternativa, é a entrada de Tcheco como volante. Assim ele consegue fazer o mesmo 4-2-3-1 torto com Gil pela direita. Porém com menos pegada, como teve contra o São Paulo.

Chico, outra opção de volante, como já jogou pelo Palmeiras não pode atuar na competição.

Jogando em casa, o Coritiba usou um 4-2-3-1 mais bem definido e ofensivo. Com Roberto e Rafinha pelos lados.
Fica a dúvida quanto às possíveis estratégias que possam ser utilizadas pelos paranaenses nesse primeiro duelo.


Sergio Manoel chegou no meio do ano, vindo do Mirassol, e assumiu a vaga de titular no meio campo do Coritiba

Por outro lado o Palmeiras também tem um desfalque importantíssimo. O zagueiro-volante Henrique, revelado no rival da final Coritiba. É uma perca maior.
O camisa 3 na condição de volante acertou o time. Além de ser um dos melhores jogadores do Verdão. Com Márcio Araujo e Marcos Assunção a defesa fica um pouco mais desprotegida.

Henrique foi expulso diante do Grêmio, injustamente, após sofrer agressão de Edílson


O Palmeiras tentou, sem sucesso, uma liminar para contar com o jogador nessa partida.


Lembrando que Henrique estava pendurado. Poderia tomar um cartão amarelo e não jogar o 2º jogo. Então, ao menos, é presença certa para a finalíssima no Couto Pereira - onde o Palmeiras precisará muito mais de marcação.
Mas fará falta na ida. O ideal era ter seu vice-capitão nas duas partidas.

Nenhum comentário: