terça-feira, 29 de maio de 2012

Máfia Azzurra

O lateral Criscito é um dos suspeitos de envolvimento no novo escândalo


Por Anderson Marinho
Às vésperas da estréia da seleção na Eurocopa 2012, o futebol italiano ganhou destaque nos noticiários internacionais, não pela preparação da “Squadra Azzurra”, mas sim por mais um escândalo envolvendo a manipulação de resultados em partidas do campeonato nacional.
Uma investigação comandada pelo promotor Roberto di Martino, de Cremona, mobilizou nesta segunda-feira quase 300 policiais em 23 cidades do país. Dezenove pessoas foram presas, entre elas o capitão da Lazio Stefano Mauri e o meia Omar Milanetto, do Padova, clube da Série B. As pessoas detidas estavam envolvidas com os jogos Lecce x Lazio e Lazio x Genoa, na temporada passada.

Stefano Mauri, capitão da Lazio, é um dos detidos pelas autoridades do país. Foto: Getty Imagens

Outros atletas estão sob investigação, entre eles o brasileiro Luciano, do Chievo, o técnico Antonio Conte da Juventus e o lateral-esquerdo Domenico Criscito, jogador do Zenit da Rússia e da seleção italiana.
A polícia chegou a visitar o centro de treinamento onde a seleção estava se preparando para o amistoso de logo mais contra Luxemburgo.   Os oficiais fizeram buscas no quarto de Criscito, ex-Genoa, e o avisaram que ele estava sendo investigado sob a suspeita de ser um dos atletas que teriam recebido suborno de apostadores para manipular os resultados.
Após o episódio, o vice-presidente da Federação Italiana de Futebol, Demetrio Albertini, anunciou o corte do atleta que não defenderá mais o país na Euro. “A prioridade dele é esclarecer o que está acontecendo”, declarou Albertini.
Além de Criscito, o treinador italiano, Cesare Prandelli, cortou mais seis atletas da lista inicial que contava com 32 nomes para a fase de preparação, esse corte já era previsto e não há nehuma ligação com o caso.  A Itália enfrenta Luxemburgo às 15h45, horário de Brasília, a partida vai servir para o técnico definir a lista final de convocados para a competição continental, que será divulgada na próxima sexta-feira com 23 jogadores.


Demetrio Albertini anunciou o corte de Criscito. Foto: AP

A Itália está no Grupo Grupo C, ao lado de Espanha, Irlanda e Croácia. A estréia é no dia 10 de junho, contra os espanhóis. Parada dura para a “Azzurra”, que já há algum tempo joga pela tradição, abaixo do nível dos principais concorrentes ao título.
Não é de hoje que os problemas com apostas interferem no futebol do país, que já chegou a investigar uma possível ligação do esquema com a antiga “Máfia italiana”.
Resta saber como vai ficar o clima com mais esse escândalo, o segundo em menos de sete anos. Em 2006, logo após um caso semelhante, a equipe surpreendeu na Copa do Mundo da Alemanha e conquistou o tetracampeonato mundial, eliminando os donos da casa na semifinal e vencendo nos pênaltis a França de Zidane, favorita ao título, na decisão.
Abraços!
Siga no Twitter: @ANDERSONMARINH0

Nenhum comentário: