quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os donos de 2018 e 2022



Por Verônica Jensen


A Copa da África do Sul nem bem acabou e na tarde de quinta-feira, 02, a FIFA escolheu as sedes das próximas duas Copas após 2014. Foram escolhas excêntricas, já que os dois países não são tão conhecidos pelo futebol.

Se em 2010 foi realizada a primeira Copa no continente africano e em 2014 ela volta para o país mais vezes campeão, em 2018 o torneio retorno ao Velho Continente. E para o maior país do mundo, a Rússia! Será a primeira vez que esse imenso país receberá um torneio de futebol. 

Teve como concorrentes outros países das Europa. A Inglaterra queria receber pela segunda vez e duas candidaturas conjuntas também estavam concorrendo, Holanda/Bélgica e Espanha/ Portugal. Mas no final, deu Rússia e seus mais de 17 milhões m².

E lá em cima do palco estavam para comemorar essa vitória a Campeã do salto com varas Yelena Isinbayeva, um dos melhores jogadores da Rússia Andrey Arshavin e o todo poderoso bilionário presidente do Chelsea Roman Abramovich.

Depois da festa russa, chegou a vez de saber qual país seria o dono da Copa 2022. Pela primeira vez a FIFA fez a escolha em um mesmo dia e evento. 2022, países diferentes, jovens, contra aqueles de grande tradição no futebol. Austrália, que já foi sede dos Jogos Olímpicos de 2000, e Qatar, um país novo, sem muita tradição no futebol, contra Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, três países que já foram sedes e não faz muito tempo.

E a excentricidade venceu a tradição! Qatar foi a escolhida como a cidade sede de 2022. Enquanto a Rússia tem Abramovich como um dos principais nomes, Qatar teve Zinedine Zidane como embaixador da campanha e desde o início o francês acreditou que o país fosse o escolhido. Além de Zidane, outros ex-jogadores foram embaixadores, como Roger Milla, Pep Guardiola e Ronald de Boer.

Agora todos aprenderão um pouco mais desse diferente país que entrará, a partir de agora, na história do futebol mundial.

Quatro Copas, quatro destinos totalmente diferentes. O que começou na África do Sul agora em 2010 vai continuar, por enquanto, até 2022 no Qatar. 

E a FIFA levando a alegria do futebol para os quatro cantos do mundo, sem medo de arriscar!



Nenhum comentário: