sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Era Mano Menezes

Por Fábio Sinegaglia

O cargo, não público, mais importante do Brasil, certamente é o de treinador na Seleção Brasileira, pois de quatro em quatro anos todos os focos são voltados para esse homem que tem a missão, ou até a obrigação, de ser campeão mundial de futebol. Esse objetivo está começando a ser traçado por Mano Menezes e é claro devido ao fato da próxima Copa do Mundo ser no Brasil esse foco que já é enorme será maior ainda. Uma possível derrota do Brasil em 2014, certamente colocará nomes na berlinda, e com certeza o nome de Mano será glorificado com o título ou será execrado com uma derrota.
Depois da demissão de Dunga, provocada pela eliminação do Brasil da última Copa do Mundo, ou seja, Dunga foi o último execrado, o treinador Mano Menezes assumiu o comando da Seleção Nacional, até agora foram três amistosos, contra: EUA, Irã e Ucrânia. Um bom começo com três vitórias, sete gols marcados e nenhum sofrido, ótimo retrospecto numérico, porém os três adversários até agora não são parâmetros para a avaliação do treinador. Porém na próxima quarta feira o Brasil entrara em campo para o seu primeiro amistoso nesta era que realmente pode mensurar alguma coisa. O adversário será a Argentina, que também passa por uma reestruturação após a derrota na Copa do Mundo da África e a saída de Diego Armando Maradona. Ou seja, na próxima semana teremos o recomeço do trabalho de duas importantes seleções visando a Copa do Mundo de 2014.
Ao analisar o trabalho de Mano seja nos jogos ou nos nomes chamados até agora temos que lembrar dois fatores importantes: Mano é o responsável pela Seleção Olímpica que ira participar dos Jogos de Londres em 2012 e ao mesmo tempo não tem a pressão de disputar as eliminatórias para a próxima Copa do Mundo até porque o Brasil já está classificado, assim se justifica alguma predileção do treinador por nomes mais jovens que podem estar nos Jogos Olímpicos. Enfim a caminhada do Brasil em 2010 está terminando, a partida contra a Argentina marca o final da temporada da Seleção.
E evidente que em 2011 alguns nomes têm presença garantida em todas as listas, outros nomes serão sempre questionados por estarem na lista e outros serão perguntados porque não estão na relação. Mas o que valerá para a Seleção Brasileira em 2011 será a Copa América a ser realizada em Julho na Argentina, onde a Seleção Brasileira estréia no dia 3, em La Plata, contra a Venezuela, o segundo jogo, em Córdoba, será contra o Paraguai, no dia 9 e finaliza a primeira fase no dia 13, em Cordoba, contra o Equador. Claro o Brasil é um dos grandes favoritos para a competição, Mano definiu a Copa América como "forte e equilibrada", é verdade, mas o Brasil é favorito para a competição, ao lado da Argentina o adversário desta quarta feira, em amistoso.
Porém sobre a Copa América Mano declarou "As seleções sul-americanas conseguiram um maior nível de preparação, (são) formadas por jogadores que têm experiência internacional e já não são equipes que possam ser derrotados com facilidade". Porém que isso não seja uma pré desculpa para uma derrota.
Cabe a nós brasileiros esperar um trabalho sério do treinador, e sério ele me parece ser, sem dar espaços para confusões onde não tem confusão, e claro fica a expectativa para o título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 2014, o título do Brasil jogando em seus próprios domínios, o que não aconteceu em 1950. Se o título não vier o Mano pode virar Barboza.

Nenhum comentário: