quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quem será o próximo?


Por Verônica Jensen

 O Campeonato Brasileiro desse ano está se tornando um verdadeiro departamento médico. Toda rodada algum jogador se machuca e fica por muitos jogos desfalcando sua equipe. Não são com jogadores menos consagrados, mas sim com as principais estrelas dos times e que fazem muita falta!
Os quatro grandes sofrem com seus desfalques. Paulo Henrique Ganso é a principal ausência do Peixe; o jogador rompeu os ligamentos do joelho no final de agosto, passou por cirurgia e já está fazendo fisioterapia. Sua volta está prevista só para março de 2011. Além dele mais nove jogadores estão machucados, inclusive Keirrison que desde quando voltou ao futebol nacional não apresentou um bom futebol.
No Palmeiras Lenny está fora e ainda não tem previsão de volta. Pelo São Paulo, Fernandão faz parte dessa lista, assim como Ilsinho, Jorge Wagner e Junior Cesar, este último retornando aos campos somente no próximo ano.
E no Corinthians a situação não é diferente. Vendo a vice liderança ameaçada pelo Cruzeiro, perdeu novamente Dentinho. O jogador entrou como titular na partida desta quarta contra o Atlético MG como a esperança corinthiana em voltar a série de vitórias. Mas não foi como esperado. Sua volta durou apenas 8 minutos quando caiu em campo sentindo novamente a coxa direita.
Mas ele não está sozinho. Nessa lista pode ser incluído Ralf, que fica fora do time por no mínimo um mês, assim como Chicão que já desfalca a equipe há várias rodadas; no caso do zagueiro sua volta pode acontecer na próxima partida diante do Atlético GO. E Jorge Henrique, o versátil jogador alvinegro aumenta essa lista. Durante essa semana o médico do clube, Dr Paulo de Faria, afirmou que a lesão que o atacante sofreu na partida diante do Ceará foi mais grave do que imaginavam, ruptura total dos tendões da coxa, lesão gravíssima. Seu retorno? Somente em 2011.
Outro que continua fora é Ronaldo, mas esse é um caso a parte. O Fenômeno sofre com contusões desde o início do Brasileirão, até hoje jogou poucas partidas no Nacional e sofreu novas contusões. Agora, seu fisioterapeuta não estipula mais uma data para sua volta, apenas diz que quando o camisa 9 estiver recuperado, ele voltará. Ruim para ele, ruim para os torcedores corinthianos e ruim para o clube, que tem em Ronaldo um garoto propaganda altamente rentável.
Nos times cariocas, Botafogo e Fluminense sofrem com a falta de seus jogadores de frente. No caso do Fogão, Maicosuel sofre uma lesão no joelho que o deixou fora dos gramados até 2011. O atacante já passou por cirurgia e agora se recupera. Uma grande baixa para Joel Santana, que utilizava o jogador com frequencia.
No Flu, Fred está lesionado novamente. Após ficar 71 dias afastado, se recuperando de uma contusão na panturrilha, o jogador voltou aos gramados nesta quarta, 06, diante do Santos. Depois de reclamar em público dos médicos do clube e até demitir por causa dessas declarações, sua volta não foi das melhores. Sentiu novamente a contusão, saiu de campo de maca e o novo médico afirma que sua lesão é grave.
Além de Fred, Emerson Sheik também está fora. O jogador que tinha uma ótima sequencia de jogos, marcando a cada partida, sofreu uma lesão grave e sua volta aos gramados ainda não aconteceu. Deco também ficou de fora do último jogo, assim como Diguinho. É.. o atual líder sofre e muito com essas estrelas no departamento médico.
A lista não para por aqui.Temos também os times do Sul, tanto Grêmio quanto Inter estão com importantes jogadores fora de combate. No Olímpico Borges é uma das ausências; no Colorado Rafael Sóbis e Alecsandro fazem muita falta.
Faltando apenas 11 rodadas para o término do Brasileirão, quantos jogadores mais ficarão de fora de importantes partidas? Teremos um recorde de contundidos nessa edição? A cada rodada um time fica sem um importante jogador e isso acaba refletindo dentro de campo.
Que essa reta final seja emocionante!