quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Novo Eldorado

Por Fábio Sinegaglia

Na última terça feira pela manhã Juvenal Juvêncio recebeu o prefeito de São Paulo e esculhambou o bairro da Itaquera, local onde provavelmente teremos a sede paulista para a Copa do Mundo de 2014. Claro que Juvenal fez essas declarações buscando reverter a situação e tentar que o Morumbi seja o local paulistano para a Copa do Mundo de 2014. O tema e as palavras do Presidente do São Paulo me fizeram pensar mais uma vez qual será a função da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, essa função pensando no povo brasileiro.
Creio que todo brasileiro ao nascer, junto com a cidadania ganha o gosto e o prazer pelo futebol, pois temos uma cultura extremamente futebolística e não uma cultura esportiva. Entre todos os esportes “chamado de amadores” o povo brasileiro gosta daqueles que ganham e quando ganham: caso de Ayrton Senna nos anos 80/90, Guga anos 90/00 e de esportistas que são verdadeiros abnegados e ganham uma ou outra medalha de Ouro em Olimpíadas, e nestas conquistas surgem as “febres” esportistas. A febre passa a vida continua, e voltamos ao bom e velho futebol. Até porque que quem perde é achincalhado por tudo e por todos. Um vice-campeão no Brasil é motivo de piada.
Mas de uma hora para outra o Brasil virou o Eldorado do esporte mundial, vamos realizar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016. Um verdadeiro espetáculo esportivo dentro do Brasil. E ai a grande afirmação: QUE MARAVILHA !!!! Pois bem, eu digo QUE PORCARIA!!!!!!!!!! O Brasil tem muitas outras coisas para se preocupar antes de sediar eventos esportivos mundiais, temos que nos preocupar com educação, saúde, segurança entre coisas para o povo brasileiro, esse povo tão sofrido que paga imposto de forma galopante e tem em troca desse imposto pago absolutamente nada – não temos boa educação, não temos saúde pública digna e segurança é um sonho para o Século XXII, pois me parece que nestes próximos 90 anos está complicado. Acho que as atuais discussões que permeiam a Copa do Mundo de 2014 (que infelizmente será no Brasil) já estão sendo bastante claras do que será feito com o dinheiro público, o nosso dinheiro que nos é tirado em forma de imposto será gasto para ajudar empresas privadas (clubes de futebol) a construir e reformar estádios, e não será pouco dinheiro não, serão milhões e milhões de Dólares. E o mesmo deve ocorrer nos próximos anos quando o assunto for Rio 2016.
Em 2007 o Rio de Janeiro organizou e foi sede do Pan, muito se falou que o Pan seria um legado para o esporte brasileiro, um dos significados da palavra legado é (o que é transmitido às gerações que se seguem) e esse era o sentido da palavra em questão, e infelizmente o termo legado foi trocado por largado, pois tudo que foi construído no Rio para a competição de 2007 está sendo consumida pelo tempo, e o pior para a sociedade carioca e brasileira, não teve acesso aos locais de competição para a pratica de esporte que ai sim seria feito um legado. E tudo será reconstruído para 2016, ou seja, para usar a mesma coisa duas vezes em nove anos, tudo será feito e refeito.
Um País melhor no esporte se faz com educação e com investimentos em atletas desde a categoria de base, deste os seis/sete anos, até o final da carreira. E infelizmente nunca vimos isso no Brasil, ser o novo Eldorado do esporte mundial é oferecer condições dignas para atletas treinarem, e não, ter que assistir os principais atletas brasileiros saírem para o exterior em busca de infra-estrutura de treinamento. Portanto o Brasil vai se maquiar para 2016 e depois em cada Olimpíada ganharemos meia dúzia de medalhas e assistiremos as potências Olímpicas ganharem centenas delas. Ou seja, os vencedores continuaram a ser abnegados e os perdedores continuaram a ser zombados.

Um comentário:

David Barbosa Miranda disse...

Concordo plenamente com o Fábio. É uma irresponsabilidade receber os jogos da Copa e da Olimpíada apenas como arma política. Devemos pensar no dinheiro que será desviado e na pouca segurança que ofereceremos aos visitantes. Quantos milhões teremos que desembolsar para fazer os traficantes do RJ para eles não cometerem atos de violência. Você deveria falar isso para o Rizek do Sportv que acha que o Juvenal pegou pesado e que o Brasil tem como usar a Copa para melhorar os bairros pobres. Estamos invertendo a lógica.