sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Natal de Novembro

Por Fábio Sinegaglia
No último sábado o jornalista Milton Neves passou o dia brincando no twitter e dizendo que o dia 23 de Outubro, seria o Natal do Futebol, devido ao nascimento de Pelé.
Achei legal essa idéia, muitos setores de atividades deveriam ter os “ SEUS NATAIS”, seguindo essa lógica, Novembro também tem o seu Natal, no décimo primeiro mês do ano, teremos o “Natal da locução esportiva”, pois no dia 9 de novembro, o Pelé da Locução faz aniversário, Trata-se de José Silvéééééério!!! Alias não sei se o Silvério é o Pelé da Locução esportiva, ou se o Pelé é o Silvério do futebol.
O Silvério certamente é fonte de inspiração para todos os novos locutores esportivos, pois é natural de todos os seres humanos seguir as suas aptidões em sua vida profissional a partir de um exemplo, ou seja, de uma pessoa de sua família, de um amigo ou até, às vezes, de uma pessoa que não conhece pessoalmente, mas admira o seu trabalho através da cobertura da mídia. Eu particularmente tenho duas atividades profissionais, a primeira é a de ser professor e a minha inspiração para isso foi um professor de matemática que tive no ensino médio – Giuseppe Nobilioni – se um dia eu estudar muito posso até ficar parecido com ele, mas igual a ele certamente nunca. Na minha outra atividade profissional (ou melhor, amadora, pois essa faço com muito amor) o jornalismo, meu espelho é José Silvério – locutor esportivo da Rádio Bandeirantes - só que neste caso a imagem do meu espelho é distorcida, pois tentar ser um José Silvério é utopia. Silvério é só um. Silvério é Silvério e ponto.
Mas porque falar de José Silvério em um espaço esportivo quando o Campeonato Brasileiro está pegando fogo. Por dois simples motivos, o primeiro é que o Zé é atemporal, ou seja, sempre está no contexto, e o segundo motivo é que no próximo dia 9 de Novembro o nosso querido Zé completa mais um ano de vida. E ai os amantes do trabalho de José Silvério pode pensar: “Poxa vida, o Silvério está completando mais um ano de vida e eu escuto ele desde criança, ele está ficando velho, um dia vai parar!!” Para quem pensou isso tenho duas colocações para fazer: Primeiro é que o Silvério está como um bom vinho, quanto mais velho melhor, e segundo é que os dons de Deus não envelhecem, e assim sendo, podemos ficar tranqüilos, pois o que o Zé faz com o microfone é certamente um dom de Deus. O dom de emocionar, e de fazer o povo brasileiro tão sofrido esquecer por 90 minutos de seus problemas e poder por meio do rádio se imaginar a beira do gramado.
Silvério está em São Paulo aproximadamente há 35 anos, foram 25 anos de Rádio Jovem Pan e atualmente está perto dos dez anos de Rádio Bandeirantes, neste período cobriu oito Copas do Mundo, entre elas, os títulos do Brasil em 1994 e 2002.
Eu particularmente tenho o prazer de acompanhar as narrações do Silvério deste 1990, quando comecei a ouvir a Jovem Pan, posteriormente quando ele foi para a Rádio Bandeirantes mudei o meu prefixo de rádio preferido, nestes 20 anos vou citar uma narração que marcou a minha vida. Dia 12 de Junho de 1993, Palmeiras venceu o Corinthians por 3 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação, esse jogo Silvério teve como comentarista o Flávio Prado e logo depois do gol de pênalti do Evair na prorrogação o Zé perguntou para o Flávio: - E agora ? E o Flávio respondeu: Agora nem se São Jorge descer no Morumbi ! pela primeiras vez em minha vida tive a certeza que ia ver o Palmeiras ser campeão. E esse gol do Evair de pênalti foi mais uma das narrações históricas do Zé, quando ele parou a narração por uns dois segundos e disse: - E agora eu vou soltar a minha voz – GGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLL do Palmeiras, claro que a emoção da sonora não se compara com as palavras escritas por mim neste espaço.
Zé, que neste dia 9 de novembro Deus te abençoe e continue a lhe dar forças, saúde e paz para que você continue enchendo as nossas tardes de domingo de alegria, emoção e diversão. Obrigado ZÉ! Obrigado ao Nosso Papai Noel!! Que não como aquele de barba branca que aparece uma vez por ano, o Zé está com a gente todos os domingos.

3 comentários:

Diário de um Narrador disse...

Parabéns a José Silvério!! Pai do Gol! Na minha modesta opinião o Garrincha entre os narradores...meu "Pelé" é Osmar Santos.

Unknown disse...

Abrilhantando o texto: http://migre.me/QWrJ

Unknown disse...

Meu querido Fabio, vc sempre brilhante em suas palavras. Tenho orgulho de ser sua amiga e admiradora do seu trabalho.
Belo texto, mas sejamos francos, falar de Zé Silvério é fácil, assim como é fácil reconhecer ótimos talentos e profissionais comprometidos e com determinação. Você meu caro, se enquadra nestes itens.Parabéns.