quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Copa que movimenta o interior


Por Verônica Jensen


Após o Campeonato Paulista muitos clubes de São Paulo ficavam sem atividades ou torneios no resto do ano. Alguns disputavam o Brasileirão, mas nas Séries C e D e dificilmente obtinham sucesso. Percebendo a necessidade de uma atividade para esses clubes, a Federação Paulista de Futebol criou a Copa Paulista de Futebol.

Segundo torneio importante da FPF foi criado com o intuito de fazer os times participarem de algum campeonato no segundo semestre. Desde 1999 é realizado e já teve outros nomes, como Copa Estado de São Paulo, Copa Coca-Cola, Copa Futebol do Interior, Copa Federação Paulista de Futebol e, enfim, Copa Paulista de Futebol.

32 times a disputam, sendo doze da Série A1, onze da A2 e nove da A3.  Divididos em quatro grupos na primeira fase, se classificam 16 para a segunda fase. A partir daí, jogos de mata-mata até as finais. O vencedor garante uma vaga na Copa do Brasil no ano seguinte.

Dos 32, 29 são do interior paulista e três da capital. Alguns disputam com times reservas, já que às vezes também estão no Brasileirão. Mas no interior é que o bicho pega! Os times entram a fim de vencer e garantir uma disputa num torneio de maior exposição, a Copa do Brasil.

O campeonato está na segunda rodada da segunda fase e times tradicionais do interior ainda continuam como o Grêmio Prudente, XV de Piracicaba, Paulista de Jundiaí, Ituano, entre outros. Os jogos garantem bom público a cada rodada, mesmo com os estádios precários desse interior!

Como tudo não são flores alguns times desistem de participar por falta de “custo financeiro”, como foi o caso do Atlético de Araçatuba esse ano. Mesmo assim, a FPF acertou em criar um torneio para deixar em atividade os pequenos do interior, podendo gerar lucros e visibilidade para seus jogadores; sempre um ou outro jogador é contratado por algum grande de São Paulo ao final da competição.

O torneio, que teve início em 18 de julho vai até 18 de novembro, quando será conhecido o novo vencedor da Copa Paulista de Futebol e que, com certeza, será do interior paulista!