quinta-feira, 2 de setembro de 2010

100 anos de uma paixão

Por Verônica Jensen


Com o Corinthians é assim, ame ou odeie. Para quem é corinthiano sabe o que isso significa. Piadas sobre a falta de títulos, queda para a Série B, sem estádio, ou seja, todo torcedor anti-corinthiano sempre tem uma piada pronta. Mas eles não sabem o que é torcer pelo Corinthians. Muitos dizem que é o time que tem uma torcida, tamanho fanatismo, fidelidade e amor que eles têm por um clube. O fato é que ninguém pode negar que a torcida faz a diferença em diversos momentos.

100 anos de história, 100 anos de paixão por um clube que tem a maior torcida em São Paulo e a segunda do Brasil. E saber que ficou 23 anos sem ganhar um título e viu sua torcida crescer cada vez mais! Paixão que passa de geração para geração, em cada família há um corinthiano, pode ser o único no meio de adversários, mas mesmo assim torce como um louco.

E para esse bando de loucos vale tudo pelo Corinthians, viajar quilômetros só para ver a equipe jogar, mesmo que não esteja passando por um bom momento, apoiar o time em qualquer situação. Choros de alegria, de tristeza, risadas, felicidade, explosão na hora de um gol, sofrimento por mais de 90 minutos, gols nos últimos instantes de um jogo classificatório, desempates mágicos e, por fim, conquistas de mais campeonatos. Momentos que são indescritíveis para os corinthianos.

Será que há 100 anos, no bairro do Bom Retiro em São Paulo, Miguel Battaglia e seus amigos, no momento em que fundaram o Sport Club Corinthians Paulista sabiam que esse alvinegro se tornaria um dos maiores e principais times do Brasil?

Miguel Battaglia, que além de fundador foi o primeiro presidente do clube, estava certo! Uma de suas frases diz exatamente sobre isso:

“ O Corinthians é o time do povo, e o povo é quem vai fazer o time”

Parabéns Corinthians pelo Centenário! E que venha mais 100 anos!