sábado, 14 de julho de 2012

"Uh El Loco"


Por Fabio Ramos

Washington Sebastián Abreu Gallo, mais conhecido como “Loco Abreu”, nasceu no dia 17 de outubro de 1976, na cidade de Minas, no Uruguai. Iniciou no futebol em 1994, nas categorias de base do Defensor-URU, onde subiu ao profissional em 96. No mesmo ano, foi vendido ao San Lorenzo-ARG. “Loco Abreu” passou por vários clubes durante sua carreira, como Deportivo La Coruña-ESP, Grêmio (1998), Tecos-MEX, Nacional-URU (seu time do coração), Cruz Azul-MEX, América-MEX, Dorados-MEX, Monterrey-MEX, San Luis-MEX, Tigres-MEX, River Plate-ARG, Beitar Jerusalem-ISR, Real Sociedad-ESP, Aris-GRE, até chegar ao Botafogo, onde fez história.
Chegou sob a mística da camisa 13, entregue, durante sua apresentação oficial, por, nada menos, que Zagallo. No entanto, sua estreia na equipe alvinegra não poderia ter sido pior: o Botafogo foi goleado pelo grande rival Vasco da Gama por 6 a 0 e Abreu foi substituído no intervalo. Seu primeiro gol com a camisa do Fogão saiu no dia 30 de janeiro de 2010, contra o América, de cabeça. No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, aconteceu seu primeiro “hat-trik”, quando o atacante uruguaio marcou três gols na goleada do Botafogo sobre o Resende por 5 a 2, sendo os três gols de cabeça. Porém, “El loco” só caiu nas graças da torcida, ao marcar gols sobre Vasco e Flamengo, sendo um deles, sobre o rubro-negro, com a famosa “cavadinha”, nas finais do Campeonato Carioca de 2010. Esse foi seu único título pelo Botafogo, clube pelo qual atuou em 107 partidas e marcou 63 gols.

Além dos clubes, Abreu é constantemente convocado para a Seleção Uruguaia, pela qual já disputou diversas competições como a Copa América de 1997, Copa América de 2007 e a Copa do Mundo FIFA de 2002. Recentemente, “El Loco” alcançou a marca de 31 gols pela seleção uruguaia, se tornando o maior artilheiro da história da Celeste. O uruguaio disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010, chegando à competição como o jogador com maior número de gols marcados na carreira entre os 736 inscritos na competição. Em 2011, Sebastian Abreu sagrou-se Campeão da Copa América. Apesar de ter entrado poucos minutos ao longo do torneio, teve participação decisiva por meio de seu carisma e liderança. E, durante a comemoração do título, surpreendeu a todos e com um nobre gesto de carinho e gratidão, levou a bandeira do Botafogo ao pódio, em agradecimento ao apoio irrestrito dado pela torcida do Botafogo ao Uruguai, tanto na Copa do Mundo de 2010 quanto na Copa América 2011.

O atacante, também, é conhecido por alguns hábitos pitorescos. Usa, por baixo do uniforme nos jogos, uma camisa cheia de retalhos, homenageando o seu pai, seus filhos, o Nacional do Uruguai e a seleção celeste. Recentemente, incluiu também o escudo do Botafogo entre os seus itens de superstição.
Agora, a caminho do Figueirense, onde ficará, por empréstimo até o fim de 2013, Loco Abreu já chegou fazendo história, sendo o maior investimento na história do futebol catarinense, e quer continuar fazendo, já que mantém o sonho de disputar a Copa de 2014, no Brasil. Sua estreia pela equipe catarinense ocorre neste sábado, às 18h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. 

Nenhum comentário: