segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brasileiros na Copa Sul Americana 2012


por Gabriel Gebara (@gabrielgebar)

Nesta semana teremos a estreia das equipes Brasileiras na Copa Sul Americana de 2012, competição Internacional de clubes mais importante do continente sul-americano. O Campeão terá uma vaga garantida na edição da Libertadores do próximo ano.

Os representantes de nosso país serão: 


São Paulo (6º colocado no Brasileiro do ano passado)
Figueirense (7º)
Coritiba (8º)
Botafogo (9º)
Palmeiras (11º)
Grêmio (12º)
Atlético GO (13º)
 Bahia (14º).


* O Santos, 10º colocado em 2011, por ter disputado a  Libertadores, não participa dessa competição Internacional.


Já fazendo projeções, em um cruzamento Olímpico teremos os seguintes confrontos:


São Paulo x Bahia - Com pressão pelos seus rivais terem sidos campeões no ano, o São Paulo busca um título ainda em 2012.
É uma equipe que está em fase de transição agora com a recente chegada do técnico Ney Franco. Possui bons jogadores, mas precisa formar uma estrutura de jogo.
Conta com a volta do seu ídolo e capitão Rogério Ceni. Entretanto, tem o desfalque do atacante Lucas para essa 1º fase.
O Tricolor Paulista tem condições de brigar pelo título. Tem potencial para crescimento.
O Bahia não vem bem no Brasileirão. Encontra-se na zona de rebaixamento. Parece não ter força para a Sul Americana, e talvez nem se dedique ao torneio.


Favorito: São Paulo.


Figueirense x Atlético GO - Lanterna e vice lanterna atualmente no Brasileirão. Diz muito sobre o embate. 
O confronto é pra ver quem vai deixar a competição mais cedo.
O Figueirense, se tivesse o time do ano passado, até poderia lutar pelo título, mas é um cenário totalmente diferente na atualidade.
Jairo Araújo, treinador interino do Atlético, já levantou a hipótese de ir com um time misto. Hélio dos Anjos, do lado do time catarinense, confirmou que escalará os titulares. Decisão estipulada pela diretoria, que busca projeção maior para o clube.

 Favorito:  Figueirense.


Coritiba x Grêmio - Poderia ter sido uma final de Copa do Brasil.
No meu ponto de vista, o Grêmio é o Brasileiro na Sul Americana com mais condições de brigar pelo título. Mas já tem confronto duro contra o Coxa, decidindo no Couto.
 É um Tricolor Gaúcho mais fortalecido do que aquele da Copa do Brasil - Kléber pegou ritmo de jogo, na Copa jogou vindo de lesão; Marcelo Moreno vem jogando mais; Elano entrou bem no time, e Zé Roberto é outro que aumentou a qualidade técnica do Imortal.
O Coritiba confia na mesma força na qual sagrou-se vice da Copa. O time mantém a base, e ainda conta com a volta do centroavante Leonardo. 


Favorito: Grêmio.


Botafogo x Palmeiras - O time carioca vem para Barueri fazer o 1º jogo, contra o Palmeiras, sem um time formado pela entrada automática de Seedorf. Anteriormente tinha um contexto tático, uma ideia de jogo e estava dando certo. Era no 4231, agora vem testando o 442 em losango, procurando outra forma de jogar e encaixar seu astro.
Para piorar perdeu os 1ºs volante (Marcelo Mattos e Lucas Zen - mais recentemente - machucados). O craque Holandês fez com que Oswaldo fosse obrigado a fazer mudanças. Herrera estava fazendo gol. Loco Abreu era uma referência.
Quando encontrar a forma de atuar, crescerá na competição.

O Palmeiras, no entanto, vem muito desfalcado. Semana passada o gerente de futebol, César Sampaio, disse que a vaga na Libertadores o Verdão já possui, e que o foco maior é não cair no Brasileiro, onde faz péssima campanha.
Por conta dessa declaração, e de preocupações no nacional, já dá pra perceber que talvez nem leve tão a sério.


Favorito: Botafogo.

Nenhum comentário: