Por Fabio Ramos
Depois de ficar de 2002 a 2009 sem um time adulto no basquete, o Palmeiras está perto de confirmar presença na principal competição da modalidade no país, o Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta sexta, pelas semifinais da Super Copa Brasil de basquete, o Alviverde venceu o XV de Piracicaba por 89 a 74, e terá direito de pleitear uma vaga na temporada 2012/13 do NBB, segundo informações do Terra.com
O departamento de basquete do Palmeiras foi fundado em 1923. Este foi o segundo esporte coletivo a ser introduzido no clube, atrás apenas do futebol, que já militava com grande prestígio no cenário esportivo.
No dia 24 de abril de 1924, a S.E. Palmeiras – que ainda se chamava Palestra Italia - junto com C.A. Paulistano, Espéria, Associação Cristã de Moços e Associação Atlética São Paulo fundaram a Federação Paulista de Basquete, a fim de organizar as primeiras competições interclubes. Nestes primeiros tempos, o Palestra Italia firmou-se como a primeira grande dinastia do basquete ao vencer sete títulos paulistas em apenas oito anos de atividades deste esporte, possibilitando grande impulso e desenvolvimento para o esporte nas décadas de 1920 e 1930. Esta geração de cestobolistas alviverdes ganhou um sugestivo apelido de “Os Invencíveis”, devido uma série de 50 partidas invictas alcançadas entre 1934 a 1936 (informações retiradas do site oficial do Palmeiras).
E, após uma grande reformulação, feita em 2009, o Palmeiras está prestes a retornar à elite nacional do basquete. Além da vitória na noite de sexta-feira (18), a equipe alviverde garantiu, não só, a vaga para a final da Super Copa Brasil, como também, vaga no próximo Campeonato da Liga Nacional (NBB), desde que preencham as exigências estruturais e financeiras da entidade. Na atual temporada, Liga Sorocabana e Tijuca estrearam no NBB através das vagas da Super Copa Brasil. Os dois times conseguiram avançar aos playoffs, mas pararam nas oitavas de final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário