Por Anderson Marinho
Começou a principal competição do futebol nacional, o Campeonato Brasileiro 2012, reunindo as vinte melhores equipes do país, em busca da permanência na elite do futebol brasileiro, na disputa por vagas nas competições continentais e pelo título do campeonato mais disputado do mundo.
O estado de São Paulo, uma das principais escolas do nosso futebol, conta com seis representantes nessa edição, os grandes Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de Ponte Preta e Portuguesa. Juntos os clubes do estado sustentam 27 títulos do Brasileirão, sem contar a conquista do Guarani, que está na Série B, em 1978.
Hoje eu coloco Santos e Corinthians entre os favoritos à conquista do título, o São Paulo corre por fora, deve ficar no máximo com uma vaga na Libertadores. O Palmeiras não tem time para brigar pela taça, se conseguir reforços vai à busca da vaga no torneio continental, se não vai ficar outra vez na zona da Sul-americana. Ponte Preta e Portuguesa devem lutar contra o rebaixamento.
E a primeira rodada não foi boa para os paulistas, nenhuma vitória em cinco jogos diferentes.
O Corinthians recebeu o Fluminense no estádio do Pacaembu, no jogo esvaziado da rodada, os dois times entraram em campo com os reservas, por conta dos compromissos pela Libertadores na próxima quarta-feira. Uma partida ruim, onde o Fluminense conquistou a vitória por 1 x 0 em um lance de bola parada.
Leandro Euzébio Comemora o seu gol contra o Timão. Foto: Marcos Ribolli
No segundo confronto entre paulista e cariocas, o São Paulo visitou o Botafogo no Rio de Janeiro e perdeu de virada por 4 x 2. O tricolor foi o único entre os grandes a jogar com o time titular, e esteve à frente do marcador em dois momentos, mas tomou a virada, com direito a três gols do argentino Herrera, que entrou no segundo tempo.
Carrasco do tricolor, Herrera comemora um dos seus gols no Engenhão. Foto: Sátiro Sodré/Agif/Gazeta Press
O Santos também poupou os titulares visando o duelo do meio de semana, contra o Vélez Sarsfield, pela Taça Libertadores da América. O time do técnico Muricy Ramalho foi à Salvador, enfrentar o Bahia, e saiu do estádio Pituaçu com um empate por 0 x 0.
O centroavente Borges começou jogando mas não marcou gol em Pituaçu. Foto: Erik Salles/Futura Press
A Ponte Preta recebeu o Atlético-MG no Moisés Lucarelli, em um jogo tecnicamente fraco, as duas equipes não empolgaram e se encaminhavam para um empate sem gols. Só que aos 45 minutos do segundo tempo, após falha do estreante Baraka, o argentino Escudero marcou o gol da vitória do Galo sobre a Macaca.
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol contra a Ponte Preta. Foto: Rodrigo Villalba/Memory Press
No sábado Palmeiras x Portuguesa fizeram o primeiro clássico do Brasileirão no Pacaembu, o jogo terminou empatado em 1 x 1. O verdão saiu na frente com um gol de Luan, o primeiro do campeonato, mas recuou e cedeu o empate no final do segundo tempo. Rodriguinho marcou para a Lusa. O resultado foi amargo para o alviverde, já os rubro-verdes puderam comemorar o resultado inesperado.
Luan comemora o primeiro gol do Brasileirão contra a Portuguesa. Foto: Piervi Fonseca / Ag. Estado
O Campeonato Brasileiro está só começando, mas as últimas edições já provaram que cada ponto é importante na luta pelos objetivos nessa competição. Esperamos um desempenho melhor dos paulistas na próxima rodada.
A Portuguesa recebe o Vasco no Canindé, Santos e Sport jogam na Vila Belmiro, o São Paulo encara o Bahia no Morumbi, a Ponte Preta visita o Atlético-GO no Serra dourada em Goiânia e o Corinthians vai à Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG.
O Palmeiras vai à Porto Alegre encarar o Grêmio no estádio Olímpico, naquele que pode ser o primeiro jogo de uma sequência de três duelos entre as equipes, caso ambos se classifiquem na Copa do Brasil.
Abraços!
Siga no Twitter:
@ANDERSONMARINH0
Nenhum comentário:
Postar um comentário