segunda-feira, 7 de maio de 2012

FAZENDO HISTÓRIA

POR ANDERSON MARINHO
O Santos atual, comandado por Neymar e Ganso, já tem o seu espaço reservado na história do clube, graças aos títulos conquistados nas últimas três temporadas, entre eles dois Campeonatos Paulista, uma Copa do Brasil e principalmente pela vitoriosa campanha na Taça Libertadores da América em 2011. Mas a atual geração do alvinegro praiano não deve parar por aqui, no próximo domingo, no estádio do Morumbi, esse time deve escrever mais um capítulo da belíssima história do Santos Futebol Clube.

Ganso e Neymar comemoram o primeiro gol do jogo, marcado pelo camisa 10. Foto: Ivan Storti

Após vencer o Guarani por 3x0, hoje, na primeira partida das finais do Paulistão 2012, o peixe deu um grande passo para concretizar a conquista de mais um tricampeonato estadual, fato só alcançado pelo Santos de Pelé, e principalmente para entrar no seleto grupo dos clubes que foram campeões no ano do seu centenário.  
Apenas cinco equipes, entre os clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, conseguiram ganhar um título no ano do seu centenário.  O Vasco Da Gama, campeão Carioca e da Libertadores em 1998, o Vitória, campeão Baiano e do Campeonato do Nordeste em 1999, o Náutico, campeão Pernambucano em 2001, o Fluminense, campeão Carioca em 2002 e o Internacional de Porto Alegre, campeão Gaúcho em 2009.

Bem maior é a lista dos que fracassaram no aniversário de cem anos, com destaque para os gigantes Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo e Grêmio, o Coritiba rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2009, o Sport Recife, além da Ponte Preta e seu rival campineiro, o Guarani, adversário do peixe.
Mais dois clubes completam cem anos em 2012, o America-MG, que luta pelo título do campeonato Mineiro e jogará a Série B do Brasileiro e o CRB de Alagoas, que não venceu o estadual e não deve ter chances na segunda divisão do campeonato nacional.
O primeiro título do Santos no ano do centenário está próximo, mas o peixe ainda pode igualar a marca do Vasco se vencer a Libertadores e superá-la se conquistar também o Brasileirão.
Eu acredito no triunfo Santos nas duas primeiras competições.  Quanto ao Brasileiro, ainda é cedo para fazer um prognóstico, vai depender muito do inicio da campanha, onde o time deve perder pelo menos três jogadores para a seleção olímpica, entre eles o goleiro Rafael, o “maestro" Paulo Henrique Ganso e o gênio Neymar, que, aliás, alcançou mais uma marca pessoal hoje, tornando-se o maior artilheiro da história do clube após a era Pelé, ao lado de Serginho Chulapa e João Paulo.
Neymar já é um dos maiores jogadores da centenária história do Santos. Foto: Yasuyoshi Chiba/France Presse

Se tudo ocorrer dentro da normalidade, quando o arbitro apitar o final de jogo no Morumbi, no próximo dia 13/05/2012, o Santos será um dos poucos clubes brasileiros a superar a “maldição do centenário” e Neymar será de forma isolada o maior artilheiro do peixe no pós Pelé.
Abraços!
Siga:
@ANDERSONMARINH0

Nenhum comentário: