domingo, 18 de março de 2012

O BRASIL NA FÓRMULA 1

Por Anderson Marinho
A temporada 2012 da Fórmula 1 começou de forma decepcionante para os brasileiros. Bruno Senna e Felipe Massa não foram bem nos treinos classificatórios para o grande prêmio da Austrália e largaram em 14º e 16º respectivamente. Ambos repetiram o péssimo desempenho durante a prova nesta madrugada.
Logo após a largada, Bruno foi tocado pelo piloto australiano Daniel Ricciardo da STR e foi obrigado a fazer uma parada ainda na primeira volta, Massa conseguiu fazer algumas ultrapassagens, porem não demorou muito para cair de rendimento graças ao acentuado desgaste de pneus de sua Ferrari.
Williams de Bruno Senna fica atravessada após toque na primeira curva. Foto: AFP

Enquanto isso, no páreo principal em Melbourne, Jenson Button pulou na frente do seu compatriota e companheiro de equipe, o pole position Lewis Hamilton, e se manteve à frente do pelotão durante as 58 voltas da corrida, garantindo mais um vitória em sua carreira.

Jenson Button momemora a vitória em Melbourne

 A dupla inglesa poderia ter feito uma dobradinho para a McLaren, que se mostrou superior às demais equipes nesse inicio de campeonato, porém o bi-campeão Sebastian Vetel da RBR conseguiu superar Hamilton após a entrada do safety car na 36ª volta. Hamilton ainda sofreu a ameaça de Mark Webber, também da RBR, nas últimas voltas, mas conseguiu segurar a pressão e se garantiu no pódio com o terceiro lugar.
Com as quatro primeiras posições definidas, duas brigas entre Ferrari e Williams chamaram a atenção na segunda metade da prova, a primeira entre o espanhol Fernando Alonso e o venezuelano Pastor Maldonado, valendo o quinto lugar, e a outra entre Massa e Senna, que disputavam o “honroso” décimo terceiro lugar.

Pastor Maldonado "infernizou" Fernando Alonso

Mesmo com um carro muito abaixo da tradição ferrarista, Alonso mostrou por que é bi-campeão mundial, se defendendo com muita frieza dos ataques de Maldonado. O venezuelano fazia uma excelente exibição, de forma arrojada, tirando o máximo que podia do seu carro. Os dois protagonizaram bons momentos de disputa até a última volta, quando Pastor perdeu o controle de sua Williams a bateu forte, abandonando a prova no final.
O duelo entre os brasileiros teve a participação de outro personagem, o anfitrião Daniel Ricciardo, aquele mesmo que já havia tocado Bruno Senna na primeira curva. A dez voltas do fim, Ricciardo tentou fazer a ultrapassagem por fora sobre Felipe Massa na curva 3, Senna aproveitou o momento, conseguiu uma melhor tração e entrou na curva 4 lado a lado com Massa. O espaço não foi suficiente para os compatriotas, que se enroscaram e tiveram que abandonar a corrida. O australiano, estreante na categoria, completou a prova em nono lugar, somando dois pontos na classificação.
Pior que o resultado do GP da Austrália, são as perspectivas nada animadoras para os brasileiros nessa temporada. Problemas à parte, Alonso e Maldonado conseguiram um bom desempenho com as suas Ferrari e Williams respectivamente e saem na frente de Felipe Massa e Bruno Senna na disputa interna de ambas as equipes.
E se você, amante do automobilismo, quer ver um brasileiro no lugar mais alto do pódio em 2012, é melhor assistir a Fórmula Indy, a nossa Stock Car, ou qualquer outra categoria, já que no atual momento da Fórmula 1, isso é praticamente impossível.
Abraços!

Siga no Twitter: @ANDERSONMARINH0

Nenhum comentário: