sexta-feira, 8 de junho de 2012

No esquema de Cuca, o meia central Ronaldinho

por Gabriel Gebara (@gabrielgebar)

O ex-melhor do mundo chegou ao Atlético MG.
Embora jogará com a camisa 49 (homenagem ao nascimento de sua mãe e também uma alusão a torcida, já que a soma dá 13), o clube mineiro terá ele como um autentico “camisa 10”.


* O número oficial já pertence ao atacante Guilherme.



É assim que o treinador Cuca confirmou que pretende usar o (ex) craque.

 - O Ronaldo vai jogar comigo como armador, o cabeça pensante. No meu entender, e eu respeito a opinião de todos, ele tem uma qualidade muito grande para jogar nos lados do campo. Vai ser meu 10, meu armador, o homem que vai fazer meus atacantes jogarem - disse o treinador.













A princípio no 4-2-3-1 atleticano, Ronaldinho se encaixaria pela esquerda, como atuou em Flamengo, Barcelona; que é sua posição consagrada. (No Milan já variou mais quanto a posições). Foi esse o 1º pensamento a se fazer. 
Mas Cuca vai fazer o que Mano Menezes fez com ele na seleção. Jogou de meia central ,no mesmo esquema. Não rendeu.

Por dentro, como armador, Gaucho jogará em um espaço de campo muito povoado. Se não se ligar no jogo, será facilmente anulado. E aí não vai fazer o time jogar. Esse é o contra, além de não ser a posição que atua/ou boa parte de sua carreira.

O ponto a favor – e que Cuca imagina – é que com seus passes qualificados possa acionar os ponteiros velozes (Danilinho e Bernard). Será um Ronaldinho mais passador, que pensa mais o jogo. O Atlético, desde a saída de Daniel Carvalho, não tem esse homem. É nessas características de jogo que o comandante deseja ter.

Nessa posição ele também se “livra” da marcação. A recomposição da 2ª linha de quatro é feita por Danilinho e Bernard. Como aconteceu com o agora palmeirense Daniel, o esquema vai deixar Ronaldo livre apenas para jogar. Com os outros correndo por ele.

Projetando taticamente:

Esquema 4-2-3-1. Em fase defensiva, Bernard e Danilinho voltam para recomposição. Ainda tem Guilherme voltando de lesão que deve lutar por uma vaga.


Expectativa

 Se Ronaldinho for o desse ano atrapalhará. Se jogar o que jogou em 1/3 do Brasileirão do ano passado, ajudará. Era o principal jogador e goleador daquele Flamengo que chegou até a liderar. E muitos o apontaram como o craque do campeonato e o time carioca como favorito ao título. Fruto do seu futebol. Até retornou a seleção (no 1º momento sem dar motivos para essa reprovação toda que teve nas últimas convocações).


Ele já mostrou que não é uma certeza de fracasso – como muitos dizem. A expectativa também não é de ser aquele que um dia foi, obviamente. Mas deixa a hipótese de ser aquele de um bom período de nacional apresentado em 2011.


O Atlético vai proporcionar sua ótima estrutura para o camisa 49 apresentar seu futebol. E também a expectativa é de salário em dia (que não acontecia no Flamengo). Com os mineiros cumprindo seu papel, Ronaldinho também cumprirá o seu?


Uma coisa já é fato. Ronaldinho voltou a fazer o nome do Clube Atlético Mineiro rodar ao mundo. 


Estreia
  
Sua 1ª apresentação com camisa atleticana está marcada para amanhã (09/06/2012), no Pacaembu, diante do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: