segunda-feira, 25 de junho de 2012

Clássicos nas Semifinais da Euro

Por Anderson Marinho


O mundo conheceu nesse final de semana os quatro semifinalistas da 14ª edição da Eurocopa, o torneio de seleções do velho continente, disputado na Polônia e na Ucrânia.
Alemanha, Espanha, Itália e Portugal seguem vivos na luta pelo título, e começam a decidir as vagas na grande final na próxima quarta-feira.

No primeiro duelo Portugal, comandado por Cristiano Ronaldo, vai enfrentar a Espanha, atual campeã mundial e favorita ao título, no Donbass Arena, em Donetsk na Ucrânia. O clássico da península Ibérica marcará o reencontro dos rivais que duelaram nas oitavas de final da última Copa do Mundo na África do Sul.  Na ocasião, a Fúria jogou melhor e superou os lusos por 1 x 0, avançando às quartas de final e mandando Cristiano Ronaldo e companhia mais cedo para casa.
A revanche deve ter um clima parecido, já que Cristiano Ronaldo segue sendo a esperança portuguesa, em uma seleção dependente, o craque é quem pode desequilibrar e levar os lusos de volta à decisão após 8 anos. CR7 sonho com o título para poder almejar também a Bola de Ouro no final do ano, mas não terá vida fácil.
A Espanha que joga o futebol mais chato do mundo, como diria o jornalista Antero Greco, vai encarar os rivais apostando no coletivo, como vem fazendo desde o inicio da competição, e não deve dar espaços para o capitão português. Por outro lado, os espanhóis têm a competência de impor o seu ritmo de jogo envolvente e encontrar os espaços onde os adversários menos esperam para definir o resultado, como fizeram contra a França, mesmo sem empolgar.  
No segundo confronto a Alemanha, terceira colocada na última Copa do Mundo, vai enfrentar a Itália, rival tradicional, na quinta-feira, no estádio Nacional, em Varsóvia na Polônia.
Os alemães vêm jogando o melhor futebol do torneio até aqui, com um grupo forte e cheio de opções, a equipe do técnico Joachim Löw chega como favorita no duelo contra os italianos, e se tudo ocorrer dentro da normalidade deve estar em campo na grande final.
Já a “Squadra Azzurra” provou mais uma vez o seu poder de superação, chegando às semifinais do Euro, mesmo com um time abaixo de sua tradição. A equipe se classificou após um confronto duríssimo, decidido nos pênaltis, contra a Inglaterra pelas quartas de final. Desgastada, a Itália deve apostar na forte marcação para tentar surpreender o adversário e avançar às finais.

Cristiano Ronaldo e a grande esperança de Portugal na luta pelo titulo inédito. Foto: Reuters

A Eurocopa 2012 está empolgante e entra na sua reta final com promessa de grandes jogos, envolvendo rivais tradicionais, na disputa do título. Espanha e Alemanha são favoritas, mas a individualidade de Cristiano Ronaldo e o forte poder de marcação italiano podem mudar os rumos dessa edição.  Até o próximo domingo a emoção está garantida para o amante de futebol que vem acompanhando a Euro.  

Nenhum comentário: