quinta-feira, 29 de março de 2012

O judoca Leandro Guilheiro se diz pronto para Londres e procura não se preocupar com o ranking.

Os resultados dos últimos dois anos levaram o brasileiro Leandro Guilheiro à liderança do ranking mundial de judô da categoria até 81kg, mas o trabalho do atléta é voltado para um único dia: 31 de julho de 2012. É nesta data que ocorrerão as disputas de seu peso nos Jogos Olímpicos de Londres, em que ele precisa superar a forte carga emocional e vencer cinco combates para conquistar pela primeira vez a medalha de ouro.


O judoca já foi a duas Olimpíadas e voltou delas com medalhas na bagagem. Em Atenas-2004, quando era considerado azarão na
luta pelo pódio da categoria 73kg, surpreendeu e ficando com o bronze. Quatro anos depois, em Pequim, ainda entre os leves, repetiu o feito.


Para evitar decepções em Londres, Guilheiro traçou um programa de treinamento diferente dos principais atletas nacionais da modalidade. Com a classificação a Londres já garantida, ele não disputou as competições do início desta temporada e permaneceu treinando para ganhar peso e evoluir nos aspectos técnicos.
O motivo é a forte disputa entre os principais atletas do mundo na categoria até 81kg. De acordo com o brasileiro, todos os atletas que se classificarem a Londres-2012 têm chances de lutar pelas medalhas, independentemente de suas colocações no ranking mundial da modalidade.

Na capital inglesa, Leandro Guilheiro chega como um dos principais favoritos a conquistar o ouro, situação bem diferente da que viveu oito anos antes em Atenas. Apesar da mudança de status, o paulista nega pressão extra por ser o líder do ranking mundial e tenta enxergar de forma positiva o fato de seus rivais o conhecerem bem.
Juliano Ricco


Nenhum comentário: