sexta-feira, 30 de março de 2012

Conhecendo um pouco mais da Fórmula Indy

Por: Daniel Moraes
Fonte: Rede Bandeirantes
IndyCar

Olá amantes da velocidade!!!
Neste próximo fim de semana, teremos mais uma etapa da Fórmula Indy. Será realizada no circuito misto Barber Motorsports Park em Birmingham no estado do Alabama. 

Muitos me falam que não assistem à Indy porque não entendem a logística das corridas. E realmente, cá entré nós, Fórmula Indy e Fórmula 1 são mundos totalmente diferentes.


Na Indy contamos com a participação de 3 brasileiros:
Tony Kanaan

Helio Castroneves

Rubens Barrichello

Então, com o intuito de ajudar a divulgar este esporte, abaixo postarei algumas informações sobre o regulamento da Indy... E assim aqueles que não entendem o porque de "tanta" bandeira amarela, poderá se familiarizar um pouco mais com a Fórmula da Emoção!!!

REGULAMENTO

O grid de largada na Fórmula Indy é definido por três sistemas diferentes, dependendo do tipo de traçado em que a prova é disputada. Se o competidor trocar de motor depois de iniciar as sessões de classificação, é punido e larga da última posição.
Circuitos ovais
A classificação em circuitos ovais é decidida pela menor soma de tempos em 
Quatro voltas de pista livre para cada piloto. Por sorteio, é estabelecida a ordem dos pilotos que vão à pista. Depois dos quatro giros, aquele que marcar o menor tempo é pole position, e assim por diante.
Circuitos de rua ou mistos
A sessão de classificação dos circuitos mistos é dividida em três fases. Na primeira, os pilotos são divididos por sorteio em dois grupos e, após 20 minutos de tomadas de tempo, os seis melhores de cada grupo passam à etapa seguinte. Os que ficam de fora já têm as posições de largarda definidas com base nos tempos dessa fase, a partir da 13ª colocação. 

Então, os tempos registrados pelos competidores que passaram à fase seguinte são zerados e, em mais 15 minutos, os 12 pilotos restantes disputam essa etapa intermediária, dentre os quais os seis mais rápidos vão ao período final e os demais se definem do 7º ao 12º lugar no grid.

Na "superpole", novamente os tempos anteriores são desconsiderados. São dez minutos de pista aberta para a definição das primeiras posições, e o piloto que faz o menor tempo sai na pole.
500 Milhas de Indianópolis
Os treinos livres para a corrida mais tradicional da Fórmula Indy acontecem duas semanas antes das 500 Milhas de Indianópolis e duram sete dias. Nesse primeiro fim de semana, também há um treino especial de orientação para os pilotos novatos que disputarão a prova. 

Por ser um circuito oval, a classificação se dá pela menor soma de quatro voltas de pista livre para cada piloto. No primeiro dia de treinos classificatórios, conhecido como Pole Day, são definidas, além da pole position, as 11 primeiras posições. 

No dia seguinte, o Bump Day, serão decididas da 12ª a 33ª posições. Além disso, os carros não classificados podem tentar uma vaga na repescagem. Só alguns deles fizer um tempo melhor do que os já garantidos, o recém-classificado ocupa a colocação que era do dono anterior e faz com que os botões "de trás" regridam uma posição cada. Isso faz com que o carro que tinha o último tempo saia do grid. Esse piloto que estava em último e acabou perdendo a posição pode participar da repescagem novamente, se ainda houver tempo.
A pontuação
Todos os pilotos que participam de um fim de semana de corrida marcam pontos.
1º lugar - 50 pontos
2º lugar - 40 pontos
3º lugar - 35 pontos
4º lugar - 32 pontos
5º lugar - 30 pontos
6º lugar - 28 pontos
7º lugar - 26 pontos
8º lugar - 24 pontos
9º lugar - 22 pontos
10º lugar - 20 pontos
11º lugar - 19 pontos
12º lugar - 18 pontos
13º lugar - 17 pontos
14º lugar - 16 pontos
15º lugar - 15 pontos
16º lugar - 14 pontos
17º lugar - 13 pontos
18º lugar - 12 pontos
19º ao 24º lugar - 11 pontos
25º para cima - 10 pontos
Pit Stop
A velocidade máxima para o tráfego dos pilotos pela área dos boxes no pit stop é de 60 milhas por hora - cerca de 96,5 km/h -, e apenas seis integrantes das equipes podem trabalhar diretamente nos carros enquanto é feita a parada. Eles recebem a colaboração indireta de outros cinco membros das escuderias. Uma parada considerada completa, com troca dos quatro pneus, abastecimento e ajustes de asas, costuma durar menos de 10 segundos.
A interrupção da corrida
Uma corrida é interrompida na Fórmula Indy se chover em circuito oval ou se o diretor de prova, por conta da gravidade de um acidente, optar por sua paralisação. Em circuitos mistos ou de rua, se chover, são utilizados pneus de chuva. Se as chuvas torrenciais, o diretor de prova pode decidir pelo adiamento, por tempo indeterminado, da corrida.
As Bandeiras
Bandeira
Descrição

Bandeira amarela:
Perigo logo a frente. Reduza a velocidade. 
Em ovais, significa a entrada do safety car. Em circuitos mistos
o diretor de prova mostra 2 bandeiras sinalizando a entrada do
safety car.

Bandeira azul com lista amarela:
Dê passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer
ultrapassar.

Bandeira verde:
Largada ou Relargada. Pista livre.

Bandeira vermelha:
Corrida paralisada devido a acidente, chuva
(no caso de circuitos ovais) ou má condição da pista.

Bandeira listrada em amarelo e vermelho:
Cuidado. Óleo na pista ou pista escorregadia.

Bandeira branca:
Última volta.

Bandeira xadrez (ou quadriculada):
Fim da prova.

Bandeira branca com cruz vermelha:
Ambulância na pista ou ajuda médica se faz necessária.

Bandeira preta com cruz branca:
Desclassificação do piloto ao qual foi indicada.

Bandeira vermelha com "X" amarelo:
Área do pit stop fechada.

Bandeira preta:
Piloto obrigado a ir aos pits e seguir orientações dos
fiscais de prova. Se for apresentada com bandeira
branca, o carro deixa de ter as voltas computadas 
até ele entrar no pit.

Bom, é isso galera!!!
Agora é só curtir e torcer por nossos representantes!!!
Abraços e até a próxima.

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