domingo, 4 de março de 2012

Clássico alvinegro

Por Anderson Marinho


O clássico mais antigo do futebol paulista movimenta a 12ª rodada do paulistão, com promessa de um grande jogo, na reabertura da Vila Belmiro, entre o atual campeão da Libertadores e o campeão brasileiro de 2011.
 
 Santos e Corinthians rivalizam desde 06/03/1913, o primeiro encontro dos alvinegros foi no estádio Palestra Itália em São Paulo, com vitória santista por 6 x 3.

Ao longo dos quase 99 anos de história do duelo, os dois clubes protagonizaram grandes momentos no futebol brasileiro.

Durante a era Pelé, o timão chegou há ficar onze anos sem vencer o time da baixada em jogos oficiais e tornou-se também a maior vitima do “rei do futebol”, sofrendo 49 gols em 50 partidas. O Corinthians superou o tabu em 06/03/1968, quando derrotou o peixe no Pacaembu por 2 x 1. Mais tarde foi a vez do clube praiano ficar sem vitórias por sete anos consecutivos ante o rival, entre 13/06/1976 e 31/06/1983.

Pelé comemora um dos seus gols contra o timão.
Pelé não foi o único grande personagem do clássico alvinegro. Em 2002, os meninos da vila, comandados pelo técnico Emerson Leão, conquistaram o campeonato brasileiro após 34 anos (considerando o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968) em cima do arquirrival. Na decisão, o Santos venceu as duas partidas, disputadas no estádio do Morumbi, por 2 x 0 e 3 x 2. No segundo jogo, o então garoto franzino Robson de Souza, o Robinho, brilhou com a sua pedalada em cima de Rogério, e foi consagrado como um dos ídolos do time.
Robinho pedala pra cima de Rogério na final do brasileirão 2002.  Foto: Uol
Entretanto no retrospecto geral, o timão leva vantagem, foram 305 jogos, com 122 vitórias e 558 gols corinthianos , contra 98 vitórias e 495 gols santistas e 85 empates.
Para o clássico de logo mais, os dois treinadores fazem mistério sobre as equipes que irão à campo, ambos devem poupar alguns jogadores, já que possuem compromissos importantes pela Taça Libertadores na quarta-feira.

No Corinthians, o destaque é a presença do imperador Adriano, no lugar de Liedson, poupado pelo técnico Tite. E a ausência do volante Paulinho que será substituído por Edenilson. Danilo também não joga, com isso, Alex segue como articulador de jogadas do time, Douglas continuará no banco. O sistema ofensivo será composto ainda por William e Jorge Henrique.

Será o primeiro clássico do imperador com a camisa do timão. Foto: Junior Lago - Uol
O treinador ainda tem duvidas no setor defensivo, Alessandro deve dar lugar a Welder e Wallace aguarda a definição do seu companheiro de zaga, o jovem Marquinhos pode aparecer no lugar de Chicão. Na lateral esquerda Ramon treinou entre os titulares ontem, porém Fabio Santos assumiu a posição no segundo tempo do treinamento.

Provável Corinthians

As dúvidas de Tite poderiam ser sanadas caso Muricy confirmasse o time do peixe, o que só deverá acontecer minutos antes do jogo. Não vejo o timão sem Chicão e Fabio Santos, tendo que marcar Neymar e companhia.

O próprio Muricy afirmou que é difícil convencer a jóia santista e seu companheiro Ganso a não participarem do clássico, mas deixou claro que não cometerá loucuras, para não correr o risco de perder algum jogador importante para o restante da temporada. A dupla e o goleiro Rafael, que serviram a seleção brasileira no meio de semana, além do lateral direito Fucile que estava na seleção do Uruguai, são as principais preocupações do treinador, que teme o desgaste e as lesões. O Santos enfrentará o Internacional de Porto Alegre na quarta-feira, pela Libertadores, uma partida em que a vitória será indispensável para a sequência da competição.

Provável Santos

Quem vai levar a melhor no clássico alvinegro de hoje?

Se você fosse o treinador, iria com o time completo?

Será que teremos o duelo entre o craque Neymar e o imperador Adriano?

Divulgue para os amigos e dê a sua opinião.

Abraços!

Siga no Twitter: @ANDERSONMARINH0


Nenhum comentário: