Por Anderson Marinho
O saudoso jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal "A Gazeta Esportiva", imortalizou o apelido "Choque Rei" nos anos quarenta, época em que dois dos maiores clubes do futebol paulista mediam forças em um cássico movido pelo equilíbrio. Palmeiras e São Paulo conquistaram juntos 9 títulos estaduias entre 1940 e 1950, sendo 5 conquistas do tricolor do Morumbi e mais quatro triunfos do alviverde imponente.
Logo mais às 16h (horário de Brasília), Palmeiras e São Paulo voltam à campo para a disputa de mais uma edição do Choque Rei. A partida será realizada no estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Pudente, no interior do estado. E o equilíbrio, fator preponderante do duelo, deve ser mais uma vez o destaque no jogo de hoje.
Ao longo da história, as duas equipes se enfrentaram 299 vezes, com 103 vitórias do tricolor contra 98 do verdão, foram 404 gols são-paulinos e 392 tentos palmeirenses. Se no retrospecto geral o São Paulo leva vantagem, o Palmeiras tem ao seu favor o desempenho obtido nos jogos disputados em Prudente, foram onze partidas ao todo como mandante na cidade, com 8 vitórias e 3 empates.
Os clubes duelaram em duas oportunidades no local, a primeira no Campeonato Paulista de 1996, quando o Palmeiras, aquele time do ataque dos 100 gols, venceu por 3x1. O último Choque Rei disputado no Prudentão foi em 2006, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o verdão saiu vitorioso mais uma vez, placar de 3x2.
Para o jogo de hoje, o Palmeiras não poderá contar mais uma vez com o meia Valdívia, o chileno ainda se recupera de lesão na coxa, com isso Felipão deve manter o meio de campo com Patrick e Daniel Carvalho. O time deve ter também os retornos do zagueiro Henrique, que cumpriu suspensão automática contra o Oeste, e do goleiro Deola, que foi reserva de Bruno diante da equipe de Itápolis.
Provável Palmeiras
O São Paulo ganhou um reforço de última hora, o meio-campista Lucas, que estaria viajando com a seleção brasileira, foi liberado no final da tarde da última sexta-feira para disputar o clássico. O jogador segue após a partida para a Suíça, onde se apresentará à seleção, para a disputa do amistoso internacional contra a Bósnia. Emerson Leão ficou satisfeito com o desfecho do caso, após brigar muito por essa liberação.
Entretanto, o treinador terá sete desfalques hoje, o goleiro Rogério Ceni, o atacante Luis Fabiano, os volantes Wellington e Fabrício, o meia Cañete e o zagueiro João Felipe, todos afastados por contusão. Voltam o atacante Willian José e o zagueiro Paulo Miranda que cumpriram suspensão contra o Bragantino.
Provável São Paulo
Quem vai vencer o primeiro Choque Rei de 2012? Façam suas apostas!
Comente e deixe a sua opinião.
A corbertura completa do clássico e os principais assuntos esportivos do final de semana, você confere segunda-feira às 20h no Nova Esportes. Rádio Nova Difusora AM 1540 ou www.novadifusora.com.br.
Abraços!
Siga no Twitter:
@ANDERSONMARINH0
@novaesportes
As notícias do time do seu coração e muito mais, sobre todos os esportes! Só aqui, no Nova Esportes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário