Por Fábio Sinegaglia
Durante a Copa de 1998, na França, o técnico Zagallo ao desafiar a imprensa pois o mesmo se dizia perseguido soltou a seguinte frase: Vocês vão ter que me engolir. Pois bem faltam cinco rodadas para terminar o brasileirão e dezenove times terão que engolir um campeão. Outros quatro times serão engolidos pela série B. E muitos outros ficaram uns nas gargantas dos outros.
O legal deste momento do Campeonato é qu, cada rodada, é boa para um time e ruim para outros, mas na verdade o que importa é saber para quem será boa a última rodada.
O Campeonato se desenha em quatro níveis. O primeiro nível (Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Botafogo) lutando pelo título, vale lembrar que quando qualquer um dessas quatro equipes se confirmarem campeão não teremos um campeão inédito, pois todas essas equipes têm ao menos um título de Campeão Brasileiro, essa briga ainda tem outro detalhe importante, todos torcem contra os times brasileiro na Copa Sul-americana, pois assim o Campeonato Brasileiro valerá quatro vagas para a Libertadores.
O momento, neste rol, parece ser melhor para Fluminense, Corinthians e Botafogo, o Cruzeiro vêm caindo de produção neste reta final, nesta rodada Fluminense e Corinthians têm jogos fundamentais para suas pretensões, pois ambos têm clássicos estaduais, respectivamente contra Vasco e São Paulo.
No segundo nível temos Grêmio, São Paulo e Atlético PR, pois torcem para um dos quatro do primeiro nível tropeçar e ainda a infelicidade dos brasileiros na Sul-americana. Para assim ficar em quarto lugar no Brasileirão e aos trancos e barrancos chegarem a Libertadores de 2011. Na verdade não vejo possibilidade de que esses três times obtenham sucesso em seus objetivos atuais.
Na seqüência temos Vasco, Ceará, Palmeiras e Flamengo esses times estão na região do conforto, ou seja, o futuro está definido, vaga para a Sul-americana de 2011, e nada mais. Porem esta grupo tem situações distintas, de um lado temos o Palmeiras que poderia estar na briga pela Libertadores no Brasileirão, mas o tropeço desta quinta feira deixou o time apenas com possibilidade de chegar a Libertadores 2011 via Copa Sul-americana, já do outro lado temos o Flamengo que estava muito perto da Série B na próxima temporada, porém com Luxemburgo o time se salvou.
E o último setor temos Atlético MG, Atlético PR, Guarani, Grêmio PP, Avaí, Vitória e Goiás, esses sete times estão brigando para se livrarem da Série B em 2011, são sete times lutando para fugir de quatro lugares na Série B em 2011. Porém é possível dizer que na verdade são seis times brigando para não ocupar três vagas, pois o Grêmio PP não tem como se salvar, pois são doze pontos atrás do Guarani, o primeiro que não cairia neste momento, o time de Presidente Prudente tem a possibilidade de cair matematicamente neste final de semana.
Claro nesta divisão por setores não entra o Santos e o Inter, pois ambos são casos a parte, já estão na Libertadores de 2011, não serão Campeões Brasileiros de 2010 e estarão na Série A do Campeonato no próximo ano.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Sinegaglia! Muito boa a análise, eu fiz como "Jack, o Estripador" e fui dissecando aos poucos cada parte da tabela. Só, a única coisa, que você colocou o Atlético-PR, brigando por Libertadores e contra o rebaixamento, rs!
Realmente, Ronaldo à parte, mas esse time é um fenômeno, ou seria mesmo um furacão?
Abs, Felipe Gier!
Postar um comentário