Reprodução |
Por Alisson Matos
O dia em que Nelson Rodrigues completaria 100 anos não pode, nem deve, passar em branco, sem nenhuma menção ou, sequer, uma homenagem.
Vão aqui algumas das genais frases do mito que revolucionou a forma de se fazer jornalismo esportivo no Brasil. Pena que a crônica, nos moldes em que ele fazia, agoniza dada vez mais na imprensa nacional. Uma pena.
"Só os profetas enxergam o óbvio."
"Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
"O que atrapalha o brasileiro é o próprio brasileiro. Que Brasil formidável seria o Brasil se o brasileiro gostasse do brasileiro."
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos."
"Um jogador rigorosamente brasileiro, brasileiro da cabeça aos sapatos. Tinha a fantasia, a improvisação, a molecagem, a sensualidade do nosso craque típico."
"Não me venham falar em Di Stéfano, em Puskas, em Sivori, em Suárez. Eis a singela e casta verdade: não chegam aos pés de Pelé. Quando muito, podem engraxar-lhe os sapatos, escovar-lhe o manto."
"Um Garrincha transcende todos os padrões de julgamento. Estou certo de que o próprio Juízo Final há de sentir-se incompetente para opinar sobre o nosso Mané."
"Deus está nas coincidências."
"Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível."
"A imparcialidade só merece a nossa gargalhada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário