quinta-feira, 24 de maio de 2012
Grêmio x Palmeiras, como na década de 90.
por Marcel Alonso
Depois de bater o Bahia duas vezes (2 a 1 e 2 a 0), o Grêmio garantiu vaga para a semifinal da Copa do Brasil e enfrentará um velho rival, não só no torneio, mas de toda a década de 90. O time gaúcho leva vantagem sobre os paulistas.
Em 93, depois de dois empates por 1 a 1, o Grêmio eliminou o Palmeiras, no Olímpico, nos pênaltis, 7 a 6. Dois anos depois, novo confronto, agora com a decisão no Palestra Itália. Depois de um novo 1 a 1 no Sul, 2 a 2 em São Paulo e vaga gáucha nos gols marcados fora de casa.
Em 1996, com Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras e Felipão no Grêmio, mais um duelo pela Copa do Brasil. Na ida, vitória palmeirense por 3 a 1. Em Porto Alegre, tudo parecia definido a favor do Palmeiras quando o zagueiro Cláudio, ex-Guarani e Flamengo, abriu o placar para o Verdão. Mas em poucos minutos, o Grêmio viraria para 2 a 1 e ainda teria um gol anulado (3 a 1 levaria para os penais) que até hoje gera reclamação dos gaúchos.
Paralelo à Copa do Brasil, Palmeiras e Grêmio protagonizaram jogos épicos, em 1995 pela Taça Libertadores, o Grêmio massacrou os alviverdes com uma goleada de 5 a 0 no Olímpico. Jogo em que o volante Dinho e o meia palmeirense Válber saíram na porrada (foto) depois de expulsão.
No jogo de volta, o que parecia um mero amistoso, virou filme de tensão para os gremistas. Apesar de Jardel ter feito 1 a 0, o Palmeiras conseguiu a proeza de marcar 5 gols e e por pouco não leva a decisão para a marca da cal.
Agora, em 2012, mais um ingrediente pode ser acrescentado nessa rivalidade. O ex-ídolo Kléber, recuperado de lesão, deve retornar e enfrentar o Palmeiras, de Felipão, treinador desafeto, que pediu a saída do atacante após confusão da torcida organizada com o volante João Vitor.
Ainda não temos datas e nem a decisão dos mandos de campo. O sorteio deve acontecer na tarde desta sexta-feira, 25/05, na CBF.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário