segunda-feira, 9 de abril de 2012

Velocidade sobre 2 rodas com emoção espanhola e decepção italiana

Por: Daniel Moraes


Jorge Lorenzo (Yamaha Team)
Jorge Lorenzo confirmou as expectativas e provou que Casey Stoner terá que se adaptar a uma nova realidade nesta temporada da MotoGP. Neste domingo, o espanhol mostrou maestria no comando de sua Yamaha e venceu o Grande Prêmio do Catar, seguido por Dani Pedrosa e Stoner.

Largando na pole position, Lorenzo conseguiu manter a primeira colocação no início da disputa no circuito de Losail. Dani Pedrosa, que largou em sétimo, realizou um bom começou de prova e saltou para o segundo lugar, seguido pelo campeão da última temporada.

Com um ritmo de corrida mais forte, o trio não demorou para se distanciar dos demais adversários. Nas voltas três e quatro, Stoner aproveitou a velocidade de sua Honda na reta e ultrapassou Pedrosa e Lorenzo, respectivamente.

A partir deste momento, o australiano passou a tirar todo o potencial de sua moto e começou a abrir vantagem em relação aos espanhóis. Ao final da 12ª volta, Stoner tinha 2s de frente sobre Lorenzo.

No entanto, faltando três voltas para o final da etapa, o cenário mudou. Após vencer disputa acirrada com seu compatriota, Lorenzo aproveitou a queda de ritmo de Stoner e assumiu a primeira colocação. Uma volta depois, Pedrosa também ultrapassou o australiano e definiu o pódio final.

Agora, Lorenzo lidera a classificação do Mundial de Pilotos com 25 pontos, seguido por Pedrosa, com 20, e Stoner, com 16. A próxima etapa da MotoGP ocorre apenas no próximo dia 29, no circuito de Jerez, Espanha.

O italiano Valentino Rossi enfrentou mais dificuldades do que esperava na abertura da temporada da MotoGP, o Grande Prêmio do Catar, neste domingo. Ele foi apenas o décimo colocado da prova e reclamou que as características da moto da Ducati não se encaixam com seu estilo de pilotagem.

Valentino Rossi (Ducati Team)

"Não posso pilotar esta moto, não posso fazer a diferença, não consigo nem acompanhar o ritmo de Hayden, que eu costumava superar em comparação. Na teoria, com novos pneus eu deveria ir mais rápido. Nicky conseguiu fazer uma boa corrida com a Ducati, mas mesmo assim foi apenas o sexto", reclamou o italiano à emissora Mediaset.

O resultado vexatório no Catar já faz com que Rossi preveja uma temporada ainda mais complicada do que a passada, quando foi apenas o sétimo colocado do Mundial e teve como melhor desempenho o terceiro lugar no Grande Prêmio da França. Segundo o piloto italiano, ele dificilmente lutará por pódio em alguma prova em 2012.

Nos testes da pré-temporada em Jerez de la Frontera, a melhor colocação de Rossi foi a sexta colocação.

"Essa Ducati tem problemas. Eu dei indicações de onde intervir, mas nós não resolvemos nossos problemas. Infelizmente, não sou engenheiro e não posso fazer nada quanto a isso", reclamou. "Não consigo pilotar bem essa moto, mesmo em comparação com meus companheiros", completou.

Fonte: Terra Esportes / MediaSet

Nenhum comentário: