domingo, 8 de abril de 2012

UM POUCO DE EMOÇÃO.

Por Anderson Marinho


O Campeonato Paulista, tão criticado por sua fórmula de jogo, chega à última rodada da primeira fase com algumas disputas interessantes, que devem agitar as torcidas das equipes envolvidas.
Já foram definidos os classificados as quartas de final da competição, com a presença dos quatro grandes e mais quatro representantes do interior.  Santos, Guarani, Palmeiras e Mogi Mirim ainda brigam para terminar entre os quatro primeiros colocados, que têm a vantagem de decidir em casa na próxima fase. Corinthians e São Paulo se destacam na tabela de classificação e já asseguraram essa condição, agora os rivais lutam para terminar em primeiro lugar, assim poderão decidir em casa até a última fase.

No meio da tabela, Mirassol, Ituano, Linense e Paulista brigam pela última vaga para a série D do Campeonato Brasileiro, a primeira ficou com o Mogi Mirim.  O Mirassol é o atual nono colocado na tabela de classificação com 22 pontos, dois a mais que Ituano e Linense, décimo segundo e décimo terceiro respectivamente. Situação mais complicada é a do Paulista de Jundiaí, décimo quarto com 19 pontos ganhos, entretanto o "Galo da Japi” tem uma vitória a mais que os rivais e se vencer o seu confronto e os demais perderem, estará classificado. O Linense recebe o São Paulo, que briga pela liderança, o Ituano visita o Oeste, já sem objetivos na competição e o Mirassol, apesar de estar mais confortável, fará uma verdadeira final em casa com a Portuguesa.
A Lusa, aliás, é tema na zona de rebaixamento, após ser derrotada pelo Juventude por 2x0 na última quarta-feira pela Copa do Brasil, a equipe recebeu o Linense sábado no Canindé e deixou escapar a vitória. O 2x2 com a equipe de Lins colocou o time sob ameaça, já que se perder a “final” contra o Mirassol, e Botafogo e Xv de Piracicaba vencerem o Guarani e o Mogi Mirim respectivamente, o time do técnico Jorginho disputará a segundona do Paulistão em 2013. Catanduvense e Comercial foram os dois primeiros rebaixados desse ano, outro time envolvido na luta contra o descenso é o Guaratinguetá, que precisa vencer o São Caetano em casa e torcer pelas derrotas de Botafogo e Xv.

DRAMA LUSO PARTE II
É lamentável momento da Portuguesa, que embora dependa só dela para permanecer na elite do futebol paulista, está jogando um péssimo futebol, bem diferente do que encantou o país no ano passado. Não vai ser fácil encarar o Mirassol fora de casa, ainda mais com o “Leão” sonhando em disputar o Campeonato Brasileiro. Antes disso, na quinta-feira, a Lusa ainda recebe o Juventude no Canindé, jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, precisando vencer por três gols de diferença para se classificar, uma tarefa muito complicada.
Não vejo a Portuguesa seguindo na Copa do Brasil, e acredito que se o torcedor da Lusa pudesse escolher entre a classificação na competição nacional e a permanência na Série A do estadual, optaria pela segunda alternativa.  Vamos ver qual vai ser a postura da comissão técnica quanto à escalação ou não dos titulares no jogo de quinta, promessa de muita pressão no Canindé.  O que não dá, é para depender de tropeços dos rivais diretos na última rodada do Campeonato Paulista.

Nenhum comentário: