Por: Daniel Moraes
MOTO GP - A VELOCIDADE E A ADRENALINA EM CIMA DAS 2 RODAS
Pilotos da MotoGP 2012 |
Casey Stoner começa a perseguir no próximo domingo, no Qatar, não apenas o seu tricampeonato na MotoGP, mas também a possibilidade de se tornar o novo soberano da categoria.
Casey Stoner (Honda Team) |
Em 2011, o australiano aproveitou bem a superioridade de sua Honda frente aos rivais, venceu 10 das 18 corridas da temporada e ficou com o título. Este ano, a montadora japonesa já mostrou que pode ter a melhor moto, o que já coloca o piloto de 26 anos novamente no posto de favorito.
Os principais rivais de Stoner devem ser o seu companheiro na Honda, Dani Pedrosa, e Jorge Lorenzo, da Yamaha, campeão em 2010, vice em 2011 e sempre muito rápido.
Enquanto isso, o heptacampeão da MotoGP, Valentino Rossi, continua tentando superar os problemas da Ducati e desenvolver a moto da marca italiana. Depois de um ano decepcionante de estreia na equipe, no qual terminou apenas na sétima posição no campeonato, com um pódio, o italiano espera mostrar uma evolução em 2012.
Valentino Rossi (Ducati Team) |
Se a briga pelas vitórias e pelo título deve ter os mesmos nomes dos últimos anos, a MotoGP leva outra grande novidade para a pista: as CRT. Um novo regulamento de baixo custo foi introduzido para aumentar o número de motos no grid. A primeira corrida, em Losail, terá 21 pilotos no grid, sendo nove seguindo o modelo.
O novo regulamento prevê que equipes privadas utilizem motos modificadas, com chassis independentes e conjunto motor/transmissão de fábrica. Ou seja, os chassis não podem pertencer à MMSA (sigla em português para Associação das Fabricantes de Motocicletas de Competição), formado por Yamaha, Honda, Ducati e Suzuki.
A medida é considerada pela Dorna Sports, a empresa promotora, como o futuro da categoria, já que foi possibilitado o aumento do grid, um dos principais problemas da MotoGP no último ano. Em 2012, 21 motos estão inscritas para o campeonato, sendo que apenas 16 pilotos compuseram o grid da última prova da temporada passada.
As diferenças entre as motos CRT e as convencionais estão na durabilidade e na capacidade do tanque de combustível. As independentes podem usar 24 litros de combustível, três a mais do que as demais. Além disso, para compensar as diferenças técnicas, as CRT terão direito a 12 motores ao longo do ano, o dobro do normal.
Vários times satélites da MotoGP já fizeram a mudança para a regra CRT, sendo que novatos vindos da Moto2 e da Superbike também vão aderir ao regulamento.
As equipes Suter, Ioda, Aspar, Gresini, Speed Master, Avantia e Paul Bird Motorsports estão entre as inscritas sob estas configurações, totalizando nove motos.
Porém, as equipes CRT mostraram dificuldades para mostrar um desempenho semelhante ao das motos convencionais nos testes de pré-temporada, indicando que devem compor o pelotão do fundo ao menos no início do campeonato.
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