quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rivaldo no Paulistão 2011

Por Verônica Jensen


Conhece aquele ditado, onde diz que o bom filho à casa torna? Pois é isso o que aconteceu essa semana quando o pentacampeão e melhor jogador do mundo de 1999 Rivaldo anunciou que defenderá o Mogi Mirim, time do interior paulista, no Campeonato Paulista de 2011.

Revelado pelo clube na década de 90, Rivaldo, que é considerado um dos melhores meia-atacantes do futebol brasileiro, com um vasto currículo de clubes e títulos importantes, resolveu tudo o que precisava fora do país e agora volta ao seu antigo clube para ajudá-lo a fazer uma boa campanha no campeonato estadual. Clube este que tem como presidente o próprio atleta desde outubro de 2008.

Em sua página no Twitter, Rivaldo anunciou na tarde de quinta-feira, 18, essa decisão.

- Depois de resolver muitas coisas fora do país, resolvi jogar o Paulistão de 2011 pelo Mogi Mirim, no qual sou presidente. – escreveu o jogador.

Rivaldo Vitor Borba Ferreira, nascido em Paulista no dia 19 de abril de 1972 assinou seu primeiro contrato com o Santa Cruz em 1991. Um ano depois, era negociado com o Mogi Mirim após chamar a atenção durante a Copa São Paulo de Juniores. E sua ascensão não demorou a acontecer e em 1993 assinava com um dos grandes de São Paulo, o Corinthians, juntamente com seu companheiro Válber. 

Seu desempenho com a camisa alvinegra foi muito bom, tanto que no mesmo ano estreou a camisa canarinho. Na estreia contra o México, marcou o gol da vitória brasileira. Mas não participou da Copa de 1994 em razão da má atuação no Paulistão do mesmo ano. E do Corinthians Rivaldo acabou se transferindo para o arquirrival Palmeiras, que na época estava montando um super time, com jogadores que até hoje são referência para todos, como Roberto Carlos, Antônio Carlos, Flávio Conceição, Evair, entre outros.

Fez ótimos campeonatos com a camisa verde e branca e foi considerado peça chave no esquema palmeirense. 
Em 1996 após participar dos Jogos Olímpicos de Atenas foi vendido ao Deportivo La Coruña e assim começou sua trajetória internacional. Ficou apenas uma temporada no time espanhol e se transferiu para o Barcelona, no âmbito de substituir Ronaldo. E não fez feio! Conquistou outros títulos com o time catalão e deixou seu nome gravado na história do clube. Participou de sua primeira Copa em 1998 e em 1999 foi consagrado o melhor jogador do mundo pela FIFA, ganhando também Bola de Ouro.

Em 2002, após quatro anos de instabilidade, foi convocado novamente para a seleção e fez parte da Família Scolari, conquistando o Pentacampeonato Mundial e suas participações nos jogos eram fundamentais, anotando gols em quase todos os jogos e tendo papel importante na final contra a Alemanha.

De lá para cá teve atuações apagadas em alguns clubes internacionais e aqui no Brasil. Após passagem pelo Cruzeiro em 2004 se transferiu para a Grécia e depois de quatro temporadas no futebol grego, foi para terras uzbeques e propiciou grande visibilidade para o Bunyodkor, time do país. 

Agora Rivaldo faz o mesmo caminho que grandes jogadores estão traçando ao retornar ao futebol brasileiro. Depois de brilhar pelo mundo afora com a camisa dos principais times da Espanha, Itália e com a camisa do Brasil, o exímio jogador está de volta ao clube que o revelou.

Os torcedores estão comemorando esse ótimo reforço. Além de dar visibilidade ao time paulista, tê-lo em seu elenco novamente era um sonho de quase todos.

E que agora se tornou realidade!

Nenhum comentário: