terça-feira, 2 de novembro de 2010

Libertadores à vista!

Por Felipe Gier


Amigo blogonauta, ouvinte do Nova Esportes. Desde o último domingo, na edição especial do Nova Esportes: “Mesa Redonda – 2º turno do Brasileirão” , junto com Fábio Sinegaglia e Francisco Rossi Júnior, analisamos as possibilidades de cada um dos times da zona intermediária adiante, conseguirem a tão almejada vaga para o torneio mais valoroso de nosso continente: a Libertadores de América. Hoje, a seis rodadas para conhecermos também o campeão e os times que participarão da Série B, em 2011, lanço a vocês minhas apostas para esta reta de chegada.

Começarei esta análise de baixo para cima, com os times que terão condições de disputar palmo a palmo, seja G3 ou G4 a vaga para a competição continental até o fim. Inter e Santos 6º e 5º lugares respectivamente estão fora do debate, por já terem garantido sua vaga na competição continental mais cobiçada do próximo ano. Escrevi algo parecido com os concorrentes ao título aqui: http://novaesportes.blogspot.com/2010/10/sobre-etica-e-favoritos-ao-titulo.html

PALMEIRAS 10º: Atlético-PR (fora), Guarani (casa), Atlético-GO (fora), Atlético Mineiro (casa), Fluminense (casa), Cruzeiro (fora). O Verdão divide suas atenções entre Sul-Americana e Brasileirão, talvez, seja o time mais beneficiado por ter duas chances de chegar ao seu objetivo. Vejo os jogos de Atlético-PR, Fluminense e Cruzeiro como os mais complicados, o primeiro por briga direta pela vaga e os demais por estarem lutando por título, ainda mais contra seu maior rival, o Corinthians.

GRÊMIO 9º: Goiás (fora), Ceará (casa), Santos (fora), Atlético-PR (casa), Guarani (fora), Botafogo (casa). Um dos times com tabela complicada para se igualar ao rival Inter e chegar a Libertadores. A ordem é embalar contra os três próximos adversários, e, os jogos contra Santos que briga por título, Botafogo e Furacão por vaga no G4 e Guarani contra o rebaixamento como os mais difíceis para o tricolor gaúcho.

ATLÉTICO-PR 8º: Palmeiras (casa), Flamengo (fora), Prudente (casa), Grêmio (fora), Ceará (fora), Avaí (casa). Furacão tem caminho razoável pela frente. Jogos contra o Palmeiras, mesmo em casa, Grêmio fora e Avaí em seus domínios podem complicar a chegada do time paranaense a Libertadores, que não disputa desde 2005, quando ficou com o vice-campeonato. A irregularidade que marca a competição também pode atrapalhar o caminho do Atlético.

SÃO PAULO 7º: Cruzeiro (fora), Corinthians (casa), Vasco (fora), Fluminense (casa), Atlético-GO (fora), Atlético-MG (casa). Tricolor paulista tem a chance de decidir seu próprio futuro e de um dos principais, se rivais na atualidade, o Corinthians. Jogos contra o Cruzeiro e Vasco, fora, além do clássico e do Fluminense nas rodadas finais pode deixar o time de fora da competição que seu torcedor mais gosta, após sete anos seguidos com presença cativa por lá.

BOTAFOGO 6o: Atlético-GO (casa), Avaí (fora), Ceará (fora), Internacional (casa), Prudente (casa), Grêmio (fora). A equipe da Estrela Solitária tem tabela facilitada pela frente. Exceção feita ao jogo com o Avaí, na Ressacada e o Grêmio no Olímpico, o Fogão pode esperar uma equipe reserva no jogo contra o Colorado e, praticamente, garantir uma vaga na Libertadores, ou, até mesmo continuar envolvido na briga do título.

CORINTHIANS 3º: Avaí (casa), São Paulo (fora), Cruzeiro (casa), Vitória (fora), Vasco (casa), Goiás (fora). O timão tem dois adversários diretos: um na briga pelo título, Cruzeiro. O outro, seu maior rival dos últimos tempos, por vaga na Libertadores, o São Paulo. Pela tabela, o alvinegro paulista não deve ter muitas dificuldades para obter a vaga, olho mesmo só nos dois confrontos já citados.

CRUZEIRO 2º: São Paulo (casa), Vitória (fora), Corinthians (fora), Vasco (casa), Flamengo (fora), Palmeiras (casa). A Raposa tem seus confrontos mais difíceis com o Corinthians, este jogo pelo “título” e Flamengo fora de Sete Lagoas e o São Paulo, além do Palmeiras, dentro de casa. Sequência complicada para o time das Minas Gerais, que se não obter bons resultados em pelo menos três das quatro partidas, pode ficar sem título e vaga para a Libertadores.

FLUMINENSE 1º: Internacional (fora), Vasco (casa), Goiás (casa), São Paulo (fora), Palmeiras (fora), Guarani (casa). Como o Inter, ainda não abriu mão do título brasileiro em detrimento ao Mundial de Clubes, mesmo este jogo e os demais, a não ser que o Guarani esteja rebaixado na rodada final, são partidas cruciais tanto para o título como na Libertadores. Pela vantagem que ostenta nesse momento, eu ainda creio pelo menos em vaga para a competição sul-americana.

Em outras palavras, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense, pela ordem alfabética, devem garantir vaga na Libertadores, mas, tanto o primeiro como o segundo times, não sei qual destes dois da lista, chegará à quarta colocação e terá de secar o brasileiro remanescente na Sul-Americana, já que na próxima fase, obrigatoriamente, se cruzam as equipes dos mesmos países. Grêmio, São Paulo, Atlético-PR e Palmeiras, só chegarão se engatarem um sprint final e contarem com alguns tropeços alheios. Até Oito de Dezembro, final da Sul-Americana, as respostas a todos estes palpites!

Nenhum comentário: