Por Felipe Gier
Amigo blogonauta, ouvinte do Nova Esportes! Deixo apenas um comentário, que resume bem o tema “ética do futebol” já abordado pelo companheiro Douglas Araújo: “Se os clubes mandam técnicos embora quando bem entendem técnicos também podem deixar os clubes a qualquer hora”. Comentário completo em: http://tiny.cc/cd0ff.
Ética à parte, hoje falaremos em termos práticos, o que os possíveis candidatos do título têm a fazer, faltando apenas 11 rodadas para o término da competição, praticamente a reta final, o último terço de Campeonato Brasileiro pela frente.
Fluminense com 52 pontos ganhos, 15 vitórias, 49 gols marcados e 22 de saldo terá pela frente, os confrontos, não necessariamente nesta ordem: Santos, Botafogo (clássico), Grêmio, Vasco e Goiás em casa; Cruzeiro, Atlético-PR, Internacional, São Paulo e Palmeiras, fora.
O Vasco, mesmo sendo clássico e o Guarani, na rodada final, talvez sejam os jogos mais “fáceis” desta sequência, já que não almejam grandes objetivos; destaque para o jogo com o Cruzeiro, concorrente direto à taça. Com as voltas de Fred, Émerson, Mariano, o talento de Conca e Deco, além do bom conjunto que possui e o técnico tri-campeão brasileiro podem pesar para o time carioca ficar com o bi-campeonato.
Corinthians tem 49 pontos, 14 vitórias, 48 gols feitos e 18 de saldo, além de um jogo a menos. A tabela do Timão começa na noite desta quarta-feira contra Atlético-MG fora de casa. Depois, ainda terá o Atlético-GO, Palmeiras, Flamengo, Avaí, Cruzeiro e Vasco, em casa. A equipe cruz-maltina do Rio (jogo remarcado do 1º turno), Guarani, São Paulo (clássico), Cruzeiro e Goiás são os desafios do Todo Poderoso - este último, a “decisão” do campeonato, como em 2005- fora de casa.
Além deste confronto direto, os clássicos regionais contra São Paulo e Palmeiras, e interestaduais como o Flamengo, também na capital, somado ao Goiás fora, se apresentam como os mais difíceis para o Timão, na busca do penta.
A possível volta de Ronaldo, no sprint final do campeonato pode amenizar a série de lesões/ausências do time neste momento como o próprio fenômeno, Elias, Ralf, Jorge Henrique, entre outros.
A Raposa de Belo Horizonte com 48 pontos, 13 vitórias, 34 gols marcados e 11 de saldo, se apoia em um grupo forte com nomes de experiência e muita categoria como Fábio, Montilo, Roger, Thiago Ribeiro, além de um treinador muito capacitado (Cuca), rotulado como “amarelão” por poucos títulos na carreira, mas que mineiramente está levando o time das Minas Gerais ao topo do Campeonato.
Além de Fluminense em casa e Corinthians fora, o Cruzeiro encara também Goiás, Grêmio, Grêmio Prudente, Vitória e Flamengo longe de sua torcida, além de São Paulo, Vasco da Gama, Atlético-MG e Palmeiras jogando na Arena do Jacaré. Como se pode ver, pedreira atrás de pedreira para mestre Cuca e seus comandados. Só considero o jogo com o Prudente como favas contadas, se bem que após o empate do Fluminense, mesmo fora de casa, tudo é possível!
E para encerrar, o Internacional. Esse é o time que está fora da bolsa de apostas de 11 entre dez apostadores. O Colorado, atual (bi) campeão da Libertadores e com um grupo forte e competitivo ostenta 44 pontos, em 26 jogos (um a menos que os demais, assim como o Corinthians), 13 vitórias 34 gols pró e um saldo de apenas oito tentos.
Contando com uma fase magistral de D´Alessandro, além de um meio-campo compacto e pegador com Giuliano, Guiñazú, Tinga e atacantes, que decidem os jogos (Leandro Damião, Alecsandro, ainda é um time muito irregular e com uma sequência de jogos complicada pela frente: Ceará, Santos (jogo adiado), Grêmio (GreNal), Flamengo, Atlético-GO, Botafogo fora; Atlético-MG, Santos, Fluminense, Avaí, Vitória em casa, além do último jogo, às vésperas do Mundial, contra o Prudente, em seus domínios também.
Preocupado com o Mundial, o Inter não terá vida fácil pela frente, talvez Avaí e Prudente sejam seis pontos garantidos na conta do Colorado, mas a falta de regularidade do time, não permite que façamos maiores projeções. Enfim, Flu e Corinthians continuam favoritos ao título, ambos sofrem com desfalques e sequências relativamente complicadas, se qualquer um deles fraquejar, a raposa faminta de BH vem ai para faturar o tri. E vocês, em quem apostam?!