Por Fábio Sinegaglia
O Campeonato Brasileiro de futebol criado em 1971 passou 32 anos até criar uma forma de disputa que permanecesse fixa por várias temporadas, isso ocorreu a partir de 2003 quando se estabeleceu à disputa por meio dos pontos corridos, e essa fórmula está sendo aplicada pela oitava vez consecutiva em nosso futebol, algo inédito até então, pois no período entre 1971 a 2002 muito se mudou na maneira de se disputar o principal campeonato do futebol nacional. Sem se criar uma identidade entre a fórmula da disputa e o torcedor.
Mas a questão que impera nesta temporada, como ocorreu em 2009, é se o campeão será conhecido por meio dos pontos corridos ou por pontos parados. Pois é impressionante como o Corinthians está inoperante nestas últimas quatro rodadas da competição. Pois nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o time de Parque São Jorge, conquistou apenas dois dos doze pontos disputados, o que dá um aproveitamento de 16,67%, número muito baixo para um time que luta pelo quinto título de Campeão Brasileiro. E o que mais espanta na briga pela liderança do campeonato é que o Fluminense não tem fôlego para abrir uma vantagem confortável em relação ao clube paulista. Na última quarta feira foi impressionante a forma como Fluminense e Corinthians perderam. O líder do campeonato atuou em casa contra um Santos sem dez titulares, fez um primeiro tempo equilibrado e no segundo tempo assistiu o Santos marcar o primeiro gol e depois partiu para o desespero e deu o contra-ataque para o Santos que matou a partida por 3 a 0. Já o Corinthians perdeu de forma patética para o Atlético MG, time que ainda está na zona de rebaixamento. Na verdade quem tirou proveito desta má fase de Corinthians e Fluminense foi o Cruzeiro, que nos últimos nove pontos disputados obteve sete, e assumiu a segunda posição do campeonato, ficando agora apenas à um ponto do líder Fluminense e com confronto direto no próximo domingo com o tricolor das laranjeiras, ou seja, uma vitória do Cruzeiro, domingo, jogando em casa, coloca o time mineiro na liderança do campeonato.
Já o Corinthians, o atual terceiro colocado da competição, tem os próximos cinco dias para definir o seu rumo, pois no domingo enquanto os dois primeiros têm um verdadeiro mata-mata, o time paulista tem um jogo teoricamente fácil contra o Atlético-GO no Pacaembu, e na próxima quarta feira, dia 13 de outubro, o Corinthians realiza o jogo contra o Vasco, o jogo que o time tem a menos na competição, por não ter atuado na semana do seu centenário. Então nestes próximos cinco dias o time de Adilson Batista só depende de si para voltar a ser líder.
O desenho do Campeonato deste ano começa me parecer igual ao de 2009, quando Palmeiras e São Paulo bobearam e o Flamengo se tornou campeão. Por isso é com Fluminense e Corinthians é bom tomarem cuidado pois o Cruzeiro de 2010, pode ser o Flamengo de 2009, ou ainda um Internacional ou Atlético PR atropelar e conquistar o título.
O atual líder da competição tem 62% de aproveitamento, índice muito baixo para ser campeão se compararmos com os últimos campeões nacionais (na era dos pontos corridos) que obtiveram os seguintes índices: (2003 – Cruzeiro – 72%), (2004 – Santos – 64%), (2005 – Corinthians – 64%), (2006 – São Paulo – 68%), (2007 – São Paulo – 68%) e (2008 – São Paulo – 66%). O atual aproveitamento do líder da competição é apenas superior ao do Flamengo de 2009, que se sagrou campeão com 59% de aproveitamento. Ou seja, os números estão provando uma certa semelhança entre o que ocorreu o ano passado e o que está ocorrendo esse ano, ou seja, durante o campeonato os ponteiros dormem e quem está atrás aparece, portanto sinal amarelo para Corinthians e Fluminense, e até para o Cruzeiro. E como já dizia o folião Jorge Ben Jor,
”prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a
ninguém” .
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário