Por Fábio Sinegaglia
Vanderlei Luxemburgo da Silva foi apenas um jogador razoável nos anos 70, onde atuou no Botafogo, Internacional e Flamengo. Porém em 1983 Luxemburgo passou a trabalhar nos bancos de reservas como treinador. Já em seu primeiro ano como treinador conquistou o título de Campeão Capixaba com o Rio Branco, porém em 1989 com o Bragantino, Luxa se projetou nacionalmente como treinador, pois com o time do interior paulista conquistou o Brasileiro da Série B e no ano seguinte conquistou com o mesmo Bragantino o Campeonato Paulista.
Porém de 1991 até 2010, a carreira de Luxa passou por grandes altos (títulos com o Palmeiras em 1993 e 1994, onde é o técnico com o maior aproveitamento de pontos conquistados da história do clube alve-verde, três Campeonatos Brasileiros – um com o Santos, outro com o Corinthians e finalmente com o Cruzeiro) mas, também alguns pontos baixos (sua passagem pela Seleção Brasileira não emplacou, sua saída se concretizou com o vexame da desclassificação na Olimpíada de Sydney, eliminado por Camarões quando tinha dois jogadores a mais em campo, sua passagem pelo futebol da Espanha, no Real Madrid foi muito infeliz e a grande verdade é que faz tempo que Luxemburgo não realiza um grande trabalho).
Neste ano Luxemburgo montou um bom elenco no Atlético MG, onde foi Campeão Estadual, porém no atual Campeonato Brasileiro o clube mineiro com Luxemburgo não foi bem, e no último dia 23 foi demitido, após ser goleado pelo Fluminense, deixando o time mineiro na iminência da Série B para 2011. Luxemburgo assumiu o time mineiro no começo da temporada e esteve à frente do Atlético em 53 partidas, com 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas. No Campeonato Brasileiro, o aproveitamento atleticano é de apenas 29%, muito pouco para um clube com a história do Galo.
Porém temos dois times tradicionais no futebol brasileiro, Flamengo e São Paulo, ( os dois únicos hexa campões, considerando o Flamengo Campeão Brasileiro de 1987), que estão com seus treinadores na corda bamba, ou melhor, tanto Silas no Flamengo como Baresi no São Paulo estão com suas horas contatas, talvez nem mesmo vitórias de seus clubes nessa rodada, a de número 26, garanta o emprego de seus treinadores. E ai entra Luxemburgo na história, creio que para os objetivos e as possibilidades de Flamengo e São Paulo, Luxa cairia como uma luva. (Diria os maldosos cairia como uma luva esquerda na mão direita, ou vice–versa). Porém acho que o São Paulo carece do Luxa e o Luxa carece do São Paulo e para o Flamengo vale a mesma verdade.
Luxa no Flamengo é uma real possibilidade do time sair da proximidade da Zona de Rebaixamento e buscar uma posição mediana no campeonato e ir para a Sul-Americana em 2011. E para o São Paulo seria um boa possibilidade de sair desta verdadeira gangorra perde uma e ganha outra e sonhar com uma vaga na Copa Libertadores de 2011. Porém para nenhum dos dois possíveis clubes de Luxa ser campeão brasileiro é uma condição viável.
São Paulo e Flamengo vivem situações parecidas, o Flamengo que não tem mais Zico em seu quadro de diretoria promete mudar a estrutura de comando no futebol do Flamengo. E o São Paulo tem seus diretores falando hora sim, hora não que o treinador Baresi está sólido no comando do time e no tricolor paulista a resistência a Vanderlei já foi enorme, atualmente é bem pequenininha. Ou seja, nos dois times têm espaço para o Luxa.