Por - Luís Marcelo Bigatto
Sempre ouvi no passado e principalmente agora atuando no rádio esportivo já há pouco mais de 10 anos que o futebol é justo. Ontem no estádio do Engenhão o Corinthians esteve em campo brigando pela liderança do Brasileirão. No primeiro tempo a equipe corinthiana fez 1x0 e poderia ter feito o segundo, terceiro ou até mesmo o quarto gol contra o Flamengo.
Porém, no começo do segundo tempo, após uma falha de posicionamento, a bola caprichosamente foi parar na cabeça de Diogo que empatou a partida no Rio de Janeiro.
Mas é bom lembrar que a história de Corinthians x Flamengo teve início no ano passado, precisamente no dia 29 de novembro de 2009, na 37ª rodada do campeonato Brasileiro. O palco foi o estádio Brinco de Ouro na cidade de Campinas, o Corinthians já não brigava por nada dentro da competição, já o Flamengo buscava o título do Brasileirão concorrendo com Palmeiras e São Paulo.
Uma das partidas mais estranhas da história do futebol, logo no começo deste jogo o atacante Ronaldo caiu dentro da grande área, recebeu medicação na coxa esquerda e os médicos argumentavam que o Fenômeno teve lesão na perna direita que culminou na substituição do jogador.
Quem conhece o futebol sabe de todo o empenho feito pelos “Corinthianos” para vencer a partida. O goleiro Felipe, por exemplo, deixou o gramado afirmando que teria sido uma doce derrota, tudo isso porque o resultado negativo naquele momento prejudicava os rivais São Paulo e Palmeiras.
Mas o futebol não perdoa esse tipo de atitude e no momento certo à bola cobra. E caprichosamente quis o destino que o Corinthians realiza-se a melhor campanha da Libertadores e o Flamengo a pior. Resultando assim em um confronto de oitavas de final da competição intercontinental.
O Corinthians que contribuiu com o Flamengo na conquista do título Brasileiro de 2009 foi eliminado pelo Rubro Negro na competição mais esperada no ano do centenário alvinegro, a Copa Libertadores da América. E este mesmo Flamengo evitou que ontem o Corinthians retorna-se a liderança do Brasileirão.
E quis o destino que o Fluminense que brigava em 2009 para não ser rebaixado, fosse atualmente o principal concorrente do Corinthians na luta pelo título do Brasileirão. E nos últimos três jogos do tricolor carioca na competição, o Flu tem pela frente Palmeiras e São Paulo, dois times prejudicados pelo Corinthians no ano passado será que o troco vai acontecer tão rapidamente assim?
Por isso no futebol o mais importante é um comportamento ético adequado dentro de campo. Em 2004 o São Paulo teve a chance de rebaixar o Corinthians no Paulistão e jogou com seriedade vencendo o Juventus livrando o Timão do rebaixamento e no ano seguinte o Tricolor ganhou vários títulos entre eles a Libertadores e também o Mundial de Clubes.
O futebol é justo e a bola sempre vai cobrar as atitudes dentro das quatro linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário