Por Fábio Sinegaglia
Infelizmente a memória do brasileiro de um modo geral é muito curta, se cobra muito durante a ocorrência de um fato e rapidamente cai no esquecimento. Com as coisas do esporte ocorre o mesmo, se festeja e se glorificam os bons momentos ou se ridicularizam os tropeços, e a vida continua, e o pior, não se tiram lições positivas e negativas dos fatos ocorridos. Eu particularmente adoro as datas e fatos antigos do esporte, inclusive sonho escrever um livro com essas datas do futebol.
As reminiscências do esporte são lembradas pela imprensa em geral raramente, destacam–se apenas lembranças de títulos de Copas do Mundo e um ou outro fato. Escrevo isso essa semana, pois hoje, 10 de Setembro de 2010, faz 38 anos que o Brasil nasceu para o automobilismo mundial. Pois neste mesmo dia no ano de 1972, Emerson Fittipaldi pilotando uma Lotus vencia o GP de Monza e pela primeira vez um piloto brasileiro consagrava-se campeão do mundo. Depois deste título tivemos outros sete títulos: outro com Emerson em 1974, três com Nelson Piquet 1981, 1983 e 1987 e mais três com Ayrton Senna 1988, 1990 e 1991. E a partir deste título criamos a cultura de acompanhar o automobilismo. O Brasil na Fórmula 1 tem 101 vitórias, divididas para seis pilotos: Emerson Fittipaldi 14, Ayrton Senna 41, Nelson Piquet 23, Rubinho 11, Massa 10 e José Carlos Pace uma. Alem destas vitórias os pilotos brasileiros já fizeram 125 poles e 283 podiuns.
Não só a Fórmula 1, e sim todos os esportes carecem que as suas memórias ou as suas lembranças sejam homenageadas, sempre, e principalmente, essas homenagens devem ser realizadas com os nosso gênios do esportes vivos, pois após a morte, eles viram apenas lembranças e nomes de ruas, e isso é muito pouco para a genialidade de alguns monstros sagrados do nosso esporte, vou citar alguns exemplos, que ilustram muito bem isso: Eder Jofre, Maria Esther Bueno, Oscar, Hortência, Paula, Guga, os irmãos Grael entre outros.
Viva o Esporte! Viva as lembranças! E vamos homenagear esses homens e mulheres que nos deram muitas alegrias, eles fizeram por algumas vezes nós termos orgulho de ser brasileiro.