sábado, 17 de julho de 2010

Profissionalismo amador.

Por. Rodrigo Lozzi

Quando falamos que futebol é paixão muitos não acreditam, e nos dias de hoje é cada vez mais difícil realmente acreditar nisso, mais ai vai um exemplo disso.

A menor liga de futebol do mundo fica situada na pequena ilha inglesa de St. Mary´s ou ilhas Scilly, que se localiza em um arquipélago ao sul da península da Cornualha, na Inglaterra.

La só existe dois times Garrison Gunners FC (Amarelos) e Woolpack Wanderes FC (Vermelhos) devidamente inscritos na The Isles Of Scilly Football League, filiada à poderosa The Football Association da Inglaterra, que foi fundada em 1920.















Foto: Autor desconhecido.

No campeonato dividido em três partes, eles se enfrentam 16 vezes ao longo do ano, funciona assim:

A Liga – O Garrison Gunners FC e Woolpack Rangers FC se enfrentam 13 vezes e, o vencedor é aquele que somar o maior número de pontos.

Quanto ao maior vencedor o Garrison Gunners FC detém 22 títulos, contra 17 do Woolpack Wanderes FC. E um troféu já foi dividido entre eles por incrível que pareça.

A Copa (Wholesalers Cup) – eles se enfrentam em duas partidas; “ida e volta”. Já que existe somente o estádio Garrison Sports Field” cujo recorde de publico ate hoje e de 322 presentes.

E a Supercopa (Charity Child) – o vencedor da Liga e o vencedor da Copa, abrem a temporada, caso o mesmo time vença as duas competições, o segundo colocado é convidado para a disputa, assim eles garantem mais um jogo.

Ai o amigo que acompanha o blog se pergunta e os jogadores têm contrato com os times, ai vai à resposta.....
Tem sim mais também é possível fazer contratações, mesmo após o início da temporada porque entre o fim do turno e o início do returno, existe uma “janela” para contratações porem a multa rescisória é paga em cervejas, de acordo com o número estipulado pela equipe detentora dos direitos federativos do jogador.

A ilha com 4,5 km quadrados tem cerca de 1800 habitantes e 40 jogadores federados mais não tem nenhum técnico, com isso os jogadores criaram alternativas antimonotonia.















Foto: Autor desconhecido.

Eles se encontram em um pub e tiram no cara e coroa os jogadores do elenco para a temporada. Todo ano há mudança de jogadores e a torcida na sua maioria feita por familiares ruma com os jogadores para outro clube, não existe amor eterno por um time.

Mais apesar disso para quem pensa que essa liga é amadora se engana toda abertura e encerramento de temporada as ilhas contam com estrelas do futebol mundial, Steven Gerrad, Frank Lampard, David Beckham e Patrick Vieira já presenciaram o evento.

Mais uma prova que futebol e o esporte mais vibrante e cativante do mundo.