quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Maravilhoso Futebol

Por Nilson Duarte



Algumas pessoas, em sua maioria mulheres já me perguntaram porque gosto tanto de futebol.E sempre uso a mesma resposta.”O futebol é o esporte mais imprevisível do mundo”.E neste ano de 2010 tivemos muitos acontecimentos que comprovam esta teoria,vou relembrar duas mais recentes, apenas pra que a coluna não fico muito longa.

Semi Finais da Copa Sulamericana  2010 :Goiás e Palmeiras,no primeiro jogo o time paulista foi ao Serra Dourada e venceu por um a zero a equipe da casa que já estava rebaixada no Brasileirão,no jogo da volta em casa ou no “Palestraembú” a festa estava armada, mais de 35 mil torcedores vibraram quando o Verdão Paulista abriu o placar ainda no primeiro tempo,todos já pensavam nas finais, mas antes do termino da primeira etapa o Goiás empatou, os 15 minutos de intervalo nesta partida foram de muito entusiasmo embora tivesse tomado o empate o Palmeiras jogava em casa e o resultado ainda o favorecia,mas o futebol é maravilhoso... em um lance isolado a Equipe Esmeraldina virou o jogo e deixou atônitos os torcedores do Verdão,mais alguns minutos e o sonho de voltar a Libertadores e gritar “é campeão” foram por água abaixo.


Semi Finais do Mundial Inter Clubes 2010: O “Todo Poderoso” Internacional de Porto alegre vem a campo apenas pra “cumprir tabela” e vencer a equipe do Mazembe,pra no sábado enfrentar a Inter de Milão na final,pensou demais no jogo do sábado e se esqueceu que do outro lado também haviam 11 jogadores, e acima de tudo guerreiros que acreditavam na vitória, o primeiro tempo que acabou em zero a zero poderia servir de alerta para os Colorados,mas a impressão que tenho é que o “professor” Celso Roth durante o intervalo apenas lustrou o salto 15 dos seus comandados e quando voltou a campo apenas olhou o Mazembe abrir o placar, e não tem nem a desculpa que não houve tempo para uma reação, o Inter teve quarentas minutos pra reverter esta situação e o que conseguiu foi tomar mais um gol e passar por uma vergonha histórica,claro que muitas piadas invadiram a internet depois do jogo e a que mais gostei foi a seguinte: O Mazembe acaba de eliminar o Inter do Mundial e este clássico a partir de hoje será lembrado como “Mazembe e Mambembe”...... O futebol é Maravilhoso muito melhor que qualquer novela, porque enquanto a bola rola você nunca sabe quem vai vencer,espero que estes casos sirvam de exemplo para o Corinthians que pela sua própria incompetência vai disputar a pré Libertadores, o Timão não pode esquecer que do outro lado também haverão 11 jogadores...

Grande Abraço

Até a Próxima.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os donos de 2018 e 2022



Por Verônica Jensen


A Copa da África do Sul nem bem acabou e na tarde de quinta-feira, 02, a FIFA escolheu as sedes das próximas duas Copas após 2014. Foram escolhas excêntricas, já que os dois países não são tão conhecidos pelo futebol.

Se em 2010 foi realizada a primeira Copa no continente africano e em 2014 ela volta para o país mais vezes campeão, em 2018 o torneio retorno ao Velho Continente. E para o maior país do mundo, a Rússia! Será a primeira vez que esse imenso país receberá um torneio de futebol. 

Teve como concorrentes outros países das Europa. A Inglaterra queria receber pela segunda vez e duas candidaturas conjuntas também estavam concorrendo, Holanda/Bélgica e Espanha/ Portugal. Mas no final, deu Rússia e seus mais de 17 milhões m².

E lá em cima do palco estavam para comemorar essa vitória a Campeã do salto com varas Yelena Isinbayeva, um dos melhores jogadores da Rússia Andrey Arshavin e o todo poderoso bilionário presidente do Chelsea Roman Abramovich.

Depois da festa russa, chegou a vez de saber qual país seria o dono da Copa 2022. Pela primeira vez a FIFA fez a escolha em um mesmo dia e evento. 2022, países diferentes, jovens, contra aqueles de grande tradição no futebol. Austrália, que já foi sede dos Jogos Olímpicos de 2000, e Qatar, um país novo, sem muita tradição no futebol, contra Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, três países que já foram sedes e não faz muito tempo.

E a excentricidade venceu a tradição! Qatar foi a escolhida como a cidade sede de 2022. Enquanto a Rússia tem Abramovich como um dos principais nomes, Qatar teve Zinedine Zidane como embaixador da campanha e desde o início o francês acreditou que o país fosse o escolhido. Além de Zidane, outros ex-jogadores foram embaixadores, como Roger Milla, Pep Guardiola e Ronald de Boer.

Agora todos aprenderão um pouco mais desse diferente país que entrará, a partir de agora, na história do futebol mundial.

Quatro Copas, quatro destinos totalmente diferentes. O que começou na África do Sul agora em 2010 vai continuar, por enquanto, até 2022 no Qatar. 

E a FIFA levando a alegria do futebol para os quatro cantos do mundo, sem medo de arriscar!



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E a Bola deixou de rolar

por Nilson Duarte

E a Bola deixou de rolar


O Campeonato Brasileiro de futebol chegou ao fim,tudo que tinha que acontecer já aconteceu,tudo virou história,tenho certeza que daqui a alguns anos nos lembraremos do ano de 2010, ano em que o Brasil decepcionou na Copa do Mundo alias este capitulo de nosso futebol também já virou história,a diferença é que faltam 3 anos e meio pra bola voltar a rolar no maior torneio do planeta, já aqui nas terras brasileiras em meados de abril já teremos 20 clubes correndo atrás do caneco mais uma vez,16 clubes veteranos e 4 calouros vão protagonizar um espetáculo com dores e alegrias,sentimentos que mexem também com o dia a dia de milhões de torcedores,mal acabou e o Brasileirão já deixa saudades,hoje não vou tocar em assuntos chatos como formula de disputa,métodos mirabolantes para acabar com supostas entregas de partidas,hoje vou exaltar o melhor campeonato nacional do planeta, com pontos corridos em jogos de ida e volta, com 38 rodadas de pura emoção,com clubes brigando em todas as partes da tabela,com times brigando pelo titulo perdendo pontos para equipes rebaixadas e acima de tudo, um campeonato totalmente imprevisível,até abril de 2011 temos pelo menos 10 candidatos a sucessão do Fluminense no posto de campeão, e também existe a possibilidade de que o vencedor não esteja neste grupo, aí eu pergunto ao amigo leitor: Em que país do mundo isso acontece¿¿ Posso afirmar com toda certeza que em nenhum lugar do mundo   existe um campeonato tão democrático em relação a possibilidade de chegar ao titulo,mas infelizmente temos muitos brasileiros que teimam em diminuir o que de fato é nosso,eles dizem “o futebol brasileiro é nivelado por baixo”, aí eu pergunto:Será¿¿ A grama do vizinho é sempre mais verde não é mesmo¿¿ temos que perder esta mania!! E valorizar também o que é nosso, o melhor jogador deste ano é argentino¿¿ e daí!! Se ele cruzou a fronteira pra correr atrás da bola por aqui é porque no Brasil ele encontro a melhor oportunidade de trabalho e ponto final. Sei que o “se” não joga mas “se” Paulo Henrique Ganso não sofresse aquela contusão dificilmente deixaria de ser o craque do Brasileirão,sem contar que em minha opinião este lance de “craque” ainda é bem discutível, Neymar e Jonas também foram incríveis neste ano e nasceram onde¿¿ No Brasil Brasileiro! Por aqui a redonda esta parada, mas o Internacional de Porto Alegre ainda pode ser Campeão do Mundo antes do estouro da champanhe, e se for vão dizer que os europeus não dão bola pra este torneio.... isso cansa.... Força Colorado!! Parabéns ao Fluminense e porque não, parabéns a todas as 20 equipes que nos proporcionaram um delicioso ano de futebol,em 2011 tem mais, Copa Brasil de Futebol infantil, Copa São Paulo,Campeonatos Estaduais....Chega Logo Janeiro!!

Até a Próxima!

Grande Abraço!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Fluminense 1 X 0 Guarani

Fluminense 1 X 0 Guarani (Émerson)

Milan 3 X 0 Brescia

Milan 1 X 0 Brescia (Boateng)



Milan 2 X 0 Brescia (Robinho)



Milan 3 X 0 Brescia (Ibrahimovic)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os “Professores” do Futebol Brasileiro

por Nilson Duarte


O ano vai chegando ao fim, já estamos em Dezembro e a maioria das pessoas costuma fazer um retrospecto do ano corrente,geralmente esta analise é feita em primeira pessoa, ou seja  assistimos um filme de nossas próprias vidas,mas como estou feliz demais com meu 2010 resolvi olhar a vida alheia,mais especificamente dos “professores” do futebol brasileiro, como está na moda o tal de G4 vou falar de quatro técnicos que já são figurões e de um, que poucos conhecem mas conquistou um Bi Campeonato neste ano.

Luis Felipe Scolari: chegou com toda pompa e circunstância a frente do Palmeiras,ganhando um alto salário e mais uma vez não correspondeu,aliás Felipão que no início da década parecia ser um treinador fora do comum veio se humanizando com o passar dos anos e quanto mais o tempo passa mais próximo de Jair Picerni fica, ou seja,um treinador comum,com alguns sucessos aqui e outros ali mais nada demais, “Big Phill” esta na descendo ano após ano neste elevador.    


Mano Menezes: é um bom “professor” fez bons trabalhos no Grêmio e no Corinthians chegou a Seleção Brasileira muito mais pela desistência de Muricy Ramalho que por qualquer outra coisa, tem uma grande dificuldade em montar sistemas ofensivos,mas por outro lado arma defesas como ninguém,minha opinião pessoal é que não é o técnico ideal para comandar a seleção brasileira na Copa de 2014,mas inegavelmente está numa ascendência em sua carreira e merece o momento.


Vanderley Luxenburgo: está na briga com Felipão pra ver qual dos dois chegara mais rápido ao andar mais baixo desta brincadeira, faz muito tempo que não engrena um bom trabalho,além de ser caro para os clubes em relação a salário,indica contratações de jogadores também com altos rendimentos,entenda-se altos rendimentos na folha salarial porque em campo,decepção total,começou o Brasileirão no Atlético Mineiro,deixou a equipe na zona de rebaixamento,foi ao Flamengo e brigou até a penúltima rodada  pra fugir da Serie B,deveria pensar em aposentadoria,gastar um pouco da muita grana que já ganhou seria uma boa opção.Claro que na minha opinião esta em queda.


Muricy Ramalho: o melhor técnico do país nos últimos 5 anos,sempre esta na disputa de títulos e pode se sagrar campeão em mais algumas horas, e mesmo que isso não se confirme,minha opinião continua sendo a mesma,desde 2005 disputando diretamente o titulo do campeonato nacional mais difícil do mundo, recusou a seleção brasileira pra cumprir seu contrato com o Fluminense,o que mostra que alem de ser ótimo profissional é um homem de caráter, raridade em nosso futebol.Terraço pra Muricy! e se ele chegar a Seleção o céu é o limite!


Agora vamos ao “professor” Bi Campeão que citei no começo de nossa conversa, Fernando Diniz,lembra dele¿¿ no ultimo final de semana sagrou-se uma vez mais campeão da Copa Paulista de Futebol,torneio que movimenta o interior do estado enquanto rola o Brasileirão, ano passado ele foi Campeão pelo extinto (ou não) Votoraty, tive a oportunidade de acompanhar de perto seu trabalho já que cobria os jogos da equipe de Votorantim, e neste ano vi 3 jogos da Equipe do Paulista de Jundiaí e a “filosofia” de trabalho continua a mesma,futebol ofensivo e envolvente,tenho certeza que em breve estará entre os grandes do futebol nacional com todos os méritos este vai subir e muito,pode esperar!


Quanto a rodada decisiva do Brasileirão, acho que vai dar Corinthians,o Bugre vai colocar água no Chopp do Flu com um empate !


Boa semana! Abraços e até a próxima!

Bola Murcha: Perna-de-pau, meia-boca, FORA do meu time!


Por Felipe Gier

Amigo blogonauta, ouvinte do Nova Esportes. Eis, que adentramos a rodada final da competição e só para não dizer que não dei meus palpites, acho que o Vitória deverá cair, pois joga apenas pelo resultado, que por coincidência dá nome ao time, e qualquer outro placar, mantém o Atlético-GO na elite, aposta no time de Renê Simões; o Grêmio deve ficar com a vaga para a Libertadores, por jogar em casa, por dois resultados (empate ou vitória) e ter um time um pouco mais técnico em relação ao Botafogo e não aposto nem no Goiás para campeão da Sul-Americana e nem que o Fluminense deixe escapar a chance de ser bi-campeão brasileiro, por lembrar-se de suas recentes “maracanazzos” contra a LDU pela Libertadores e a Sul-Americana de 2008 e 09, respectivamente.

Palpites à parte vamos listar os 11 maiores “pernas-de-pau”, aqueles jogadores, que decepcionaram, “deixaram a desejar”, foram “meia-boca” durante o tempo em que estiveram disputando o Brasileirão:
Fábio Costa, Vitor, André Luís, Deivid, Juan; Kléberson, Cléber Santana, Defederico, Carlos Alberto, Souza e Keirrison

O goleiro, que já marcou história em times alvinegros da capital paulista, como Corinthians, e principalmente Santos, ao qual ainda tem contrato, foi um fracasso, praticamente um retrato de seu treinador, enquanto foi titular no Atlético-MG. Os laterais, Vítor pelo Palmeiras e Juan pelo Flamengo também decepcionaram, o primeiro por toda a esperança deposita no atleta cobiçado por vários clubes e atuações destacadas no Goiás, o ala pela esquerda, por seu desgaste natural com a torcida e também pela má fase, do ainda atual campeão brasileiro e detentor da maior torcida do país.

Os zagueiros André Luís e Deivid, ambos de times cariocas (Flu e Fla) deixaram a desejar, um por não se firmar como titular, após também ter vindo do São Paulo sem grandes atuações e o outro, por também ter jogos apagados e sem nenhum destaque, após ter marcado o “gol do título” em 2009, pelo rubro-negro.

No meio-campo, Kléberson, que foi reserva no último mundial e penta-campeão com a seleção em 2002, ao lado de Cléber Santana, que fez do CCT da Barra Funda em São Paulo, seu SPA “particular” podem ser considerados os volantes mais flexíveis, desleixados e sem disposição, que vi atuar (?) neste Brasileiro. O meio-de-campo, formado por Defederico (muitos corintianos o apelidam carinhosamente de DVDerico), também não mostrou ao que veio até hoje, e mesmo Carlos Alberto, não fez seu melhor ano pelo Vasco se somarmos o tempo de departamento médico e de oscilações em suas partidas pelo time da Cruz de Malta.

E para fechar com “chave de latão”, a dupla de ataque Souza e Keirrison, que certamente, não atingiu junta a marca de dois gols na competição. O 1º já vinha sendo contestado por boa parte dos corintianos e nunca convenceu ninguém a ser um reserva de “luxo” para o Fenômeno Ronaldo; já o segundo parece mesmo que deixou todo seu futebol no Coxa, onde apareceu aos olhos de todos e no primeiro semestre do Palmeiras, do ano passado.

Enfim, eu posso ter sido “injusto” e deixado de fora outros bola (s) murcha (s) por aí, mas cada qual, com seu time dos “pesadelos”. Agora, é esperar o campeão, os times que vão a Libertadores e os que caem para a 2ª divisão. E a você, caro torcedor, resta apenas aguardar, reivindicar melhor sorte na temporada que vem, e ter Dois Mil e Onze motivos para sorrir ou (não) daqui um mês em diante!